O 40º Batalhão de Polícia Militar (BPM) tem novo comandante. Tomou posse, na manhã desta sexta-feira, 4, o Major Marcos Migotto Carneiro. Ele substitui o tenente-coronel, Fabiano Henrique Dorneles, que assumiu o 22º BPM, em Lajeado. A cerimônia de transmissão de cargo ocorreu no Auditório da CIC Teutônia, com autoridades, representantes da Brigada Militar de diversos municípios e empresários.
Natural de Cachoeira do Sul, Migotto tem 19 anos de atuação na Brigada Militar. Além da terra natal, trabalhou em Agudo e, mais recentemente, foi chefe do Estado-Maior do Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO) no Vale do Rio Pardo.
Segundo o Major, um dos principais objetivos é manter redução de todos os índices criminais registrada em 2024. “O desenvolvimento da região está diretamente ligado ao desempenho da segurança pública. Então, vamos trabalhar forte, 24 horas por dia. É com orgulho que assumo esse desafio nesta comunidade tão acolhedora”, afirmou Migotto.
Balanço
Comandante entre janeiro de 2024 e fevereiro de 2025, Fabiano Henrique Dorneles enfatizou a identificação construída com Teutônia e região ao longo do último ano. Para o tenente, foi uma passagem de sucesso, simbolizada não apenas pelos números, mas igualmente nas amizades construídas.
“Estamos separados apenas pelo rio. A comunidade sempre poderá contar comigo para o que for necessário. Quanto ao Major Migotto, é importante sublinhar o seu zelo pelo público e organização. Portanto, a cidade está em boas mãos”, concluiu.
O titular do CRPO Vale do Taquari, Coronel Samaroni Teixeira Zappe, exaltou o papel do 40° BPM, destacou que se trata de um caminho “repleto de oportunidades” e enfatizou a fidelidade da tropa. “Tens uma tropa fiel ao seu lado. Segurança pública é uma responsabilidade compartilhada”, disse Zappe durante a solenidade.
Além de Teutônia, o 40º BPM abrange outros 10 municípios: Estrela, Bom Retiro do Sul, Colinas, Fazenda Vilanova, Imigrante, Paverama, Poço das Antas, Tabaí, Taquari e Westfália.