7 de agosto de 2025
14ºC | Chuva

SABEDORIA E FÉ

“Senhor, ensina-nos a rezar” (Lc 11,1b)

Opinião do Padre Josemar Conte, das Paróquias São Lourenço Mártir (Boa Vista do Sul e Coronel Pilar) e São Marcos (Marcorama)

Por: Padre Josemar Conte

07/08/2025 | 14:15

Ao lermos atentamente o Evangelho de Lucas, vamos perceber que Jesus está constantemente em oração; muitas vezes se retirando dos povoados, atividades cotidianas e subindo a montanha, nas sinagogas ou no templo. A oração é um alimento indispensável na vida de Jesus — e para nós?

“Senhor, ensina-nos a rezar” devemos continuar suplicando. E Ele começa a nos dizer: “Estou aqui podes conversar comigo”. É a primeira lição do que é rezar, nos colocar em diálogo com Deus, o que Ele tem pra nos dizer? Muitas vezes, temos a tentação de começar dizendo: “Meu Deus! Ajuda aqui!” Precisamos estar atentos nas palavras de Jesus, que nos alerta dos pedidos egoístas por meus problemas, meus interesses, minhas ambições.

Jesus, porém, nos ensina: venha o teu reino, seja feita a tua vontade. Os pedidos deste mundo mandam “farturas”, boas missas, dízimos, violência, morte. A vontade de Deus é que haja paz no meio de todos e todas, que eu cuide da sua criação que nos dá tudo o que é necessário para a nossa vida cotidiana.

Jesus continua a nos ensinar: “perdoa-nos os nossos pecados, pois nós também perdoamos aos nossos devedores”; sim, de fato, o pedido de perdão a Deus, mas é muito difícil nós perdoarmos a quem nos ofende, quem não pensa como nós, a quem “pisa nos calos”.

Rezarmos como Jesus nos ensina é entrarmos no espírito de Deus, não na reza dos mortos, dos nossos interesses, das nossas ganâncias. Não podemos gritar para que Deus nos escute (Deus não é surdo), nem repetir muitas palavras (Ele sabe o que nós precisamos). O que devemos pedir é o Espírito Santo, para nos fortalecer e guiar no caminho de seguir a Jesus.

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.