Reflexão a partir do texto bíblico de 1Cor 7.29-31
O apóstolo Paulo relata à comunidade de Corínto que o tempo é breve e convida a todos a se preocuparem com aquilo que é realmente essencial. O que é essencial para você? O que é essencial para cumprir bem a vocação e os compromissos assumidos? Somos responsáveis por aquilo que conquistamos, assumimos e a nós foi confiado. Que tenhamos força e coragem para sempre fazer bem todas as coisas.
A leitura também nos alerta para não vivermos apegados as coisas do mundo, pois tudo é passageiro. Nos convida a ter um olhar mais atencioso para aproveitarmos melhor o tempo, a vida e as pessoas. Podemos ter duas objeções de tempo: o tempo da vida e o tempo presente. Certamente, queremos ter muitos anos de vida, mas o logo mais e o amanhã é uma incerteza. Resta-nos então, aproveitar bem o tempo presente e tudo de bom que nos proporciona e é favorável.
Que possamos ter sempre boa sabedoria para bem discernir a aproveitar bem o tempo e o momento que temos. O tempo do trabalho, da família, do lazer, enfim, cada instante é um aprendizado mesmo que alguém possa dizer que é inútil ou muito pouco… uma hora fará sentido. Até por vezes temos que falar aquilo que é óbvio, o que parece para alguém para o outro não é. Faça valer a pena a vida e o compromisso para com ela.
Pe. Jorge Reckziegel Pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo, de Poço das Antas