29 de agosto de 2025
13ºC | Tempo limpo

Povo Responde

De que forma a amamentação contribui para fortalecer o vínculo afetivo entre a mãe e o bebê?

28/08/2025 | 15:09
Depoimentos do povo
Foto - Maristela Horst

"A amamentação é de fundamental importância, tanto para a mãe como para o bebê. O toque na pele e o olhar liberam hormônios do bem-estar, fazendo com que você sinta um amor, um afeto enorme pelo seu filho. Além disso, o leite materno é essencial para a saúde do bebê. A sensação de poder alimentar o próprio filho com leite é inexplicável, traz uma alegria tão grande que quase não cabe no peito. O amor por um filho é o maior do mundo."

Maristela Horst - Westfália

Foto - Cristiane Coproski

"A amamentação contribuiu para muito além da nutrição. Com meus dois filhos, vivi momentos de conexão profunda, que transmitiam tranquilidade e confiança. Essa experiência fortaleceu nosso laço e deixou memórias únicas. Foi, sem dúvida, um dos gestos mais especiais da maternidade."

Cristiane Coproski - Teutônia

Foto - Grasieli Nabinger

"A amamentação é um encontro de amor e confiança que fortalece o vínculo entre mãe e bebê. E isso inicia na Golden Hour — a primeira hora após o nascimento, quando o recém-nascido é colocado em contato pele a pele com a mãe. Esse momento estimula a liberação do hormônio ocitocina, que favorece o início da amamentação, regula o corpo do bebê e cria memórias afetivas profundas, que impactarão na maneira como o bebê enxerga o mundo e como a mãe reage ao puerpério."

Grasieli Nabinger - Teutônia

Foto - Bruna Lislie dos Santos

"O bebê é nutrido física e emocionalmente. Acho que o principal é o contato físico. O bebê sente o calor, reconhece o cheiro e o toque da mãe. Fica mais calmo. O momento da amamentação também convida a mãe a desacelerar e se voltar inteiramente para o bebê, favorecendo a conexão emocional."

Bruna Lislie dos Santos - Teutônia

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.