Depoimentos do povo

"É um momento de olhar para a nossa história e reconhecer a luta e a força do povo negro. É um dia para lembrar tudo o que eles já sofreram, mas também tudo o que conquistaram e ainda conquistam, contribuindo para o Brasil ser o que é. É um dia de refletir sobre o que ainda precisa mudar para que todos possam ser tratados com respeito e dignidade. "
Erick Luz - Teutônia

"Na minha opinião, são vários pontos importantes: valorizar a cultura afro-brasileira, combater o racismo e a desigualdade social e apoiar políticas de inclusão. Porém, é fundamental deixar claro que o crescimento do Brasil depende de todas as raças, origens e culturas, que aqui já estão alocadas. O mais importante é saber respeitar todas elas para o Brasil continuar crescendo e se desenvolvendo. "
Manasses de Souza Moreira - Teutônia

"É honrar raízes, reconhecer lutas, reescrever futuros. A data marca a morte de Zumbi dos Palmares, líder da resistência negra contra a escravidão. Temos ainda um longo caminho a percorrer, através da compreensão profunda de nossa história, marcada por resistência e superação, em direção a uma sociedade mais igualitária, moldando um futuro antirracista. Seguimos vivos e resistentes, honrando a luta daqueles que vieram antes de nós. “Não sou descendente de escravos. Eu descendo de seres humanos que foram escravizados.” (Makota Valdina). "
Angélica Xavier - Teutônia

"Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra é um ato de luta e também de resistência. É muito importante enfatizar que este não é um dia de celebração, e sim de que nossa luta por respeito e espaço continua. "