19 de abril de 2025
26ºC | Chuvas esparsas

SELO MUNICÍPIO AMIGO DA VACINA

Municípios da microrregião se destacam no RS

Municípios gaúchos são reconhecidos com o Selo Amigo da Vacina por atingirem metas de imunização em 2023

12/12/2024 | 10:53 Atualização: 08/01/2025 | 10:36
Secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann, entregando o certificado de Selo Ouro para as servidoras de Poço das Antas (Foto: Divulgação)
Secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann, entregando o certificado de Selo Ouro para as servidoras de Poço das Antas (Foto: Divulgação)

Valorizar as estratégias de imunização adotadas pelas prefeituras no RS. Este é o objetivo da entrega do Selo Município Amigo da Vacina, realizada no dia 5 de dezembro, no auditório do Ministério Público Estadual (MPRS), em Porto Alegre.

A premiação considerou a aplicação das vacinas Pentavalente, Tríplice Viral e HPV. Cada tipo representou uma categoria – baby, dente de leite e teens, respectivamente – com uma meta a ser atingida na cobertura vacinal em 2023 em suas respectivas faixas etárias. E os selos foram divididos, conforme o número de categorias em que a meta tenha sido batida, em Ouro (três categorias atingidas), Prata (duas) e Bronze (uma).

Entre os 497 municípios, 139 receberam o Selo Ouro, por alcançarem a meta nas três vacinas. Outras 129 cidades cumpriram o índice estabelecido em dois tipos de imunizante e ficaram com o selo Prata, e 149 levaram o Bronze por baterem a meta em ao menos uma das categorias.

O governador Eduardo Leite (PSDB) e a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, participaram da atividade.

Imuniza Escola

Na solenidade, também foram entregues premiações do projeto Te Vacina RS – Imuniza Escola, que contempla os municípios que alcançaram, entre janeiro e outubro deste ano, os maiores índices de vacinação contra o HPV, na faixa etária de nove a 14 anos.

Na microrregião do G7, Fazenda Vilanova ficou em 1° lugar na Categoria 4 (municípios com 301 a 500 crianças ou adolescentes de nove a 14 anos) e receberá R$ 75 mil. A partir de 2025, o projeto também irá auxiliar no cruzamento de dados de matrículas escolares dos municípios com os registros da SES sobre vacinas aplicadas.

Microrregião

De acordo com o prefeito de Boa Vista do Sul, Roberto Martim Schaeffer (PSDB), município que recebeu o Selo Ouro, o resultado demonstra a preocupação da municipalidade com a saúde. “Esse resultado comprova a importância da vacinação e que estamos no caminho certo. Como diz o ditado, ‘é melhor prevenir do que remediar’”, resume.

Representando Westfália, que também recebeu Selo Ouro, estiveram presentes a secretária de Saúde, Trabalho, Habitação e Assistência Social, Simone Heemann, e as servidoras Ana Paula Goldmeyer e Nívia Dentee. “Essa conquista reflete o empenho dos profissionais da saúde e a adesão da comunidade, que entende a importância da vacinação. É um reconhecimento coletivo que nos motiva a seguir avançando”, destaca Simone.

A secretária da Saúde de Poço das Antas, Anisete Schneider, e as servidoras Adriana Allebrandt e Luana Horst representaram o município, que igualmente recebeu Selo Ouro, na honraria. Para a secretária, “a conquista reflete o compromisso do município com a imunização e em relação ao cuidado com a comunidade”.

Teutônia, premiada com Selo Bronze, esteve representada na solenidade pela secretária municipal de Saúde, Fernanda Sanders, acompanhada do enfermeiro Maicon Pedra e das vacinadoras Clenice e Rosemeri. O enfermeiro Maicon Pedra, que atua junto às equipes de vacinação promovendo estratégias de imunização, destaca que “este resultado é fruto do trabalho intenso das equipes da Atenção Primária, especialmente das vacinadoras”.

O município de Paverama esteve representado no ato pela técnica em Enfermagem Graziele Mularczek e pelo enfermeiro Diego Dalsoto de Almeida.

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.