O ex-presidente Jair Bolsonaro foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) no início da noite desta quinta-feira, 11.
Bolsonaro foi apontado como líder da trama que culminou numa tentativa de golpe de estado, especialmente após as eleições de 2022 e que teve como auge as invasões às sedes dos três poderes no dia 8 de janeiro de 2023. É a primeira vez na história brasileira que a Corte condena um ex-chefe da nação por esse crime.
Além disso, a sentença considerou os crimes de abolição violenta do estado democrático, dano qualificado, deterioração do patrimônio e organização criminosa.
Os ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin votaram. Luiz Fux, o único a pedir absolvição de Bolsonaro durante o julgamento, se disse impossibilitado de participar.
Como a pena total é superior a 8 anos, Bolsonaro terá que começar a cumpri-la em regime fechado. As penas dos aliados do ex-presidente estão em análise. Confira a lista completa.
- Jair Bolsonaro, ex-presidente da República.
- Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
- Almir Garnier, ex-comandante da Marinha.
- Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança do Distrito Federal.
- Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional.
- Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência e delator da trama golpista.
- Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa.
- Walter Souza Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil.