Os alunos Alex Diogo Cortina, Allan Diego da Silva Berghahn e João Gabriel Martins Erich, da turma 302 do 3º ano noturno da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Reynaldo Affonso Augustin, sob orientação do professor orientador Eduardo Röhsig, desenvolveram o projeto Ciclo Tech: Educação e Sustentabilidade, na disciplina de Resolução de Problemas.
A ideia consiste em aproveitar o carro elétrico já produzido anteriormente, com materiais recicláveis. “O projeto tem como objetivos chamar atenção quanto à falta de educação em relação às regras de trânsito e também sobre o descarte incorreto de resíduos eletrônicos realizado pela comunidade”, detalha Röhsig. A proposta foi inscrita na 2ª edição do Desafio Liga Jovem, promovido pelo Sebrae e Instituto Ideias de Futuro, e está entre os seis finalistas na etapa estadual, que receberá avaliação no dia 27 de setembro. Caso vença a etapa, o projeto será o representante do RS na Região Sul, com julgamento marcado para outubro, e somente depois vai para a nacional, com escolha em dezembro.
Quem quiser conhecer o trabalho desenvolvido pelo conferir a Mostra de Trabalhos da EEEM Reynaldo Affonso Augustin, no dia 5 de outubro, das 8h às 11h.
Saiba mais
Com o protagonismo dos alunos em todas as etapas, o projeto se divide em quatro passos.
O primeiro consiste em uma campanha de conscientização do descarte incorreto de resíduos eletrônicos, como lâmpadas, pilhas, baterias, rádios, celulares e outros. “Através de uma linguagem clara e direta, procuramos mostrar o impacto negativo dessa atitude na vida das pessoas e no meio ambiente”, acrescenta o orientador.
No segundo passo são utilizados os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – que tratam dos principais desafios de desenvolvimento enfrentados pela população mundial –, através de parcerias e meios de implementação, buscando parceiros locais para coleta de resíduos eletrônicos, dando a destinação correta para estes materiais. “A empresa Baterias e Auto Elétrica Gerhardt topou a ideia e é nossa principal incentivadora”, detalha.
Em terceiro, ao longo de todo o processo, os alunos reutilizaram os materiais para desenvolver projetos o carro elétrico, com a finalidade de servir como meio de educação prática em relação aos conteúdos teóricos trabalhados, aplicando a interdisciplinaridade. “Os alunos optaram pelo desenvolvimento do projeto, potencializando competências e desenvolvendo a educação no trânsito com os alunos dos anos iniciais, em parceria com a Brigada Militar”, explica o professor.
O quarto passo será o feedback, com um estudo de impacto, divulgando a diferença que o projeto fez na comunidade. “Não temos dúvida da importância dessa conscientização, mas compreender a importância disso para a população é fundamental também”, completa.
Empresas interessadas em colaborar com o projeto Ciclo Tech podem entrar em contato com o professor orientador pelo fone (51) 3762-8369.