A Prefeitura e o Grupo de Educação Fiscal de Teutônia promoveram, ao longo desta segunda-feira, 29, o Seminário Regional de Educação Fiscal, com uma série de discussões acerca do tema. Aberto ao público, o evento ocorreu no Auditório do Sicredi Ouro Branco e reuniu lideranças políticas, empresários, especialistas e comunidade.
De acordo com o vice-prefeito, Evandro Biondo, a atividade contou com a participação de representantes de 34 municípios do Vale do Taquari e de outras regiões, cerca de 160 pessoas. Um dos principais objetivos foi promover o debate e a consciência sobre a importância social dos tributos e uma gestão responsável dos tributos, tanto do ponto de vista público quanto particular. Professor, Biondo apresentou um relato de experiência sobre o desperdício evitado na merenda da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Leopoldo Klepker .
No âmbito da educação financeira, o contador, Daniel Laércio Bellin criticou o quanto pobres e riscos ignoram a importância de guardar dinheiro. Mencionou também dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), os quais apontam que 47% da geração Z, nascidos de 1995 a 2010, não controlam gastos e 15% dos jovens estão endividados. “O que te faz risco é o quanto você poupa”, explicou.
O Seminário de Educação Fiscal também contou com o apoio do Governo do Estado, Programa Nota Fiscal Gaúcha e Programa de Educação Fiscal do Rio Grande do Sul.