13 de outubro de 2025
21ºC | Tempo nublado

ILUSTRE CIDADÃO

“Teutônia deve muito do seu crescimento aos escritórios de contabilidade”

O quadro Ilustre Cidadão entrevista Darci Eggers

Por: Marco Mallmann

02/10/2025 | 14:21
Darci Eggers
Darci Eggers

Natural de Linha Catarina, o contador aposentado Darci Eggers tem 73 anos. Além de atuação na Cooperativa Languiru, participou dos primeiros passos da criação de Teutônia, como servidor municipal. Fundou a SD Contabilidade em 1985, uma das primeiras do ramo no município. Participou da criação da Associação Pró Desenvolvimento de Teutônia (Associação da Água), entidade sem fins lucrativos criada no início da década de 1980, para a distribuição de água, à qual prestou serviços, em seu escritório, de 1987 a 2005.

Como iniciaste tua trajetória?

Darci Eggers Trabalhei com meus pais na agricultura. Depois, passei pelo Serviço Militar, em Jaguarão. Retornei para estudar e completei o 1º grau. Após, fiz o 2º Grau, técnico em contabilidade, no Colégio Santo Antônio, em Estrela, que me possibilitou a inscrição no Conselho Regional de Contabilidade (CRC), enquanto trabalhava na Cooperativa Languiru. Era o responsável por receber os malotes e trocar os cheques no final do dia.

Como foi o começo com a contabilidade?

Eggers Trabalhei um ano e meio no gabinete do prefeito. Eu morava em São Leopoldo quando fui procurado por ele. Depois disso, em 1984, abri o escritório, com meu sócio Osvaldo Schröer (in memoriam), que se chamava Orgacom. Em 1985, mudamos para SD. O início foi numa sala no prédio do Bünecker (hoje WD Supermercado). Depois iniciei a construção do prédio (onde hoje funciona uma padaria), próximo da atual sede do escritório.

Já existiam outros escritórios em Teutônia?

Eggers O Bairro Canabarro já era muito grande, devido às indústrias calçadistas. Lá já havia o escritório Wiethölter. No Bairro Teutônia, tinha o Driemeier e aqui, em Languiru, tinha o Wessel. Eu peguei uma parte pequena do Wessel para iniciar. Naquela época, a Univates também passou a oferecer os cursos de formação na área, como Administração, Economia e Ciências Contábeis. 

Quantos funcionários a SD Contabilidade possui e quantas empresas já atendeu?

Eggers Somos em 19 pessoas: eu, minha esposa, minhas duas filhas – que são minhas sócias – e 15 colaboradores. Nesses 41 anos, atendemos mais de 1 mil clientes.

E como foi o trabalho durante estas mais de quatro décadas?

Eggers Sempre procurei passar segurança para os clientes. Os funcionários também são orientados a passar as informações com muita transparência. Sempre procuramos atender da melhor maneira possível, orientando, nos reunidos com os clientes aqui em nossas salas e também visitando muitas pessoas em seus locais de trabalho. Sempre atendemos a todos de acordo com suas prioridades e necessidades, tentando auxiliar de todas as formas para que os empreendimentos dessem certo.

Qual tua sensação em ter contribuído para o desenvolvimento das empresas e o crescimento do município?

Eggers Quando o município iniciou, era menos da metade do que é hoje. Teutônia deve muito do seu crescimento aos escritórios de contabilidade, que ajudaram muitos a se instalar, produzir e desenvolver seus negócios. Até hoje, poucos foram visitados pela fiscalização, porque sempre tentamos fazer tudo de forma correta, para que as empresas não tivessem problemas com o fisco. Esta sempre foi uma grande preocupação e sempre deu certo nesses mais de 40 anos de atuação. Não é fácil essa parte da contabilidade, lidar com números e com as exigências que vão surgindo. Porém, nós nos sentimos muito bem e realizados em sempre ter conseguido auxiliar as empresas.

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.