13 de outubro de 2025
17ºC | Tempo nublado

Alerta

Estado tem dois casos suspeitos de intoxicação por Metanol

Ministério da Saúde anunciou as ocorrências no fim da tarde deste sábado, 04. País tem mais de 180 casos confirmados e 14 mortes

Por: Agência Brasil

04/10/2025 | 22:19 Atualização: 04/10/2025 | 22:33
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Ministério da Saúde anunciou, neste sábado, 4, que o Rio Grande do Sul registrou os dois primeiros casos suspeitos de intoxicação por Metanol. As ocorrências investigadas são de Porto Alegre e Santa Maria.  A atualização ocorre em um momento de escalada das notificações em todo o Brasil. Até a publicação deste texto, eram 181 confirmados e 14 mortes. Deste total, 162 apenas no estado de São Paulo.

Ainda na sexta-feira, 3, o Piratini formou um comitê intersecretarial para acompanhar as possíveis ocorrências de bebidas alcoólicas contaminadas com metanol. A determinação partiu do governador Eduardo Leite e e envolve as pastas da Saúde, Segurança Pública e Agricultura.

Também fazem parte do grupo órgãos como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), a Polícia Civil, a Brigada Militar e o Instituto-Geral de Perícias (IGP).

Riscos do Metanol

De uso industrial e presente em solventes e outros produtos químicas, o Metanol é altamente tóxico quando ingerido, uma vez que, ao chegar no fígado, é transformado em compostos que afetam gravemente o sistema nervoso central. Desta forma, pode causar cegueira, coma, falência pulmonar e renal, além do risco de morte.

Os principais sintomas da intoxicação são: visão turva ou perda de visão (podendo chegar à cegueira) e mal-estar generalizado (náuseas, vômitos, dores abdominais, sudorese). Em caso de identificação dos sintomas, buscar imediatamente os serviços de emergência médica e contatar o  Disque-Intoxicação da Anvisa: 0800 722 6001 ; ou os telefones 0800-721-3000 e (51) 2139-9200, ambos do Centro de Informação Toxicológica (CIT) do Rio Grande do Sul.

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.