A combinação entre o forte calor registrado nesse domingo, 5, e a umidade trouxe chuva forte, descargas elétricas e ventania em diferentes pontos do Rio Grande do Sul, sobretudo durante a madrugada desta segunda-feira, 6. No Vale do Taquari, houve, principalmente, destelhamentos e quedas de galhos e árvores, o que obstruiu e/ou dificultou o tráfego nas ruas e estradas, caso da Via Láctea, em Teutônia. Ao longo da rodovia, foi necessário redobrar a atenção, sobretudo no trecho entre os bairros Canabarro e Teutônia.
De acordo com o Executivo teutoniense, cerca de 30 residências sofreram algum tipo de dano nos telhados. No entanto, todos de menor gravidade. A Defesa Civil está disponibilizando lonas aos atingidos que, em sua maioria, residem no Bairro Canabarro. Ninguém ficou ferido e a situação está controlada. Em relação às ruas, nenhuma está bloqueada. Também foram registradas quedas de luz ou interrupção no fornecimento em diferentes pontos. O Gabinete de Crise foi instaurado e permanecerá ativo até a completa normalização dos atendimentos e demais danos provocados pelo tempo severo.
As frentes de trabalho contam com o envolvimento de equipes da Defesa Civil, Bombeiros Voluntários, Secretarias e Certel. A cooperativa informou na manhã desta segunda-feira, 6, que 4,5 mil associados ficaram ser energia elétrica em 9 municípios. Equipes trabalham no restabelecimento.