13 de outubro de 2025
18ºC | Tempo nublado

TEUTOFIGHT 7

Evento cresce e consolida Teutônia no mapa das artes marciais

Com 30 lutas e expectativa de casa cheia, competição vai agregar atletas amadores e profissionais em diferentes modalidades

Por: Marcel Lovato

09/10/2025 | 10:52 Atualização: 09/10/2025 | 19:34
No octógono, competidores colocarão à prova meses de treinamento e dedicação. Fotos: Andrieli Magedanz/Divulgação
No octógono, competidores colocarão à prova meses de treinamento e dedicação. Fotos: Andrieli Magedanz/Divulgação

Chegou a hora do “tudo ou nada”. Os fãs das artes marciais no Vale do Taquari têm um encontro marcado neste sábado, 11. Com a promoção de lutas profissionais e amadoras de diversas modalidades como MMA, Boxing, Kickboxing, Jiu Jitsu e No-Gi (Jiu Jitsu sem kimono), a sétima edição do Teutofight deverá ser a maior da história, com 30 embates. O evento ocorre na Associação da Água, no Bairro Languiru, e os ingressos no valor de R$ 40,00 estão disponíveis em pontos de venda de Teutônia, Lajeado, Westfália e Imigrante.

A organização é do CT Mão de Pedra. Conforme o cronograma, a pesagem dos desafiantes está prevista para esta sexta-feira, 10, a partir das 18h, no restaurante Schmeck Gut, à margem da Via Láctea, no Bairro Teutônia. Já no sábado, a abertura dos portões está prevista para às 17h. Uma hora depois, começarão os confrontos preliminares. Mais tarde, será a vez dos lutadores do “card principal”, quando o octógono vai receber dez enfrentamentos.

Duas lutas valem cinturões. Pela categoria Peso Médio, ou seja, até 83,9 kg, Ariel Jaeger x Rodrigo “Pitbull” Duarte vão medir forças. Já no peso meio-médio, que abrange 77,1 kg, subirão ao octógono Adolpho Pereira x Leonardo Rodrigues. Em comum, carreiras consolidadas e experiência para lidar com este momento decisivo.

Das redes ao octógono

Por outro lado, uma das grandes expectativas da comunidade fica por conta da “rivalidade” entre o barbeiro e criador de conteúdos digitais, Carlos Ohlweiler Júnior, o Carlão, e o empresário no ramo de construção, Henrique Klamt.

Moradores locais, eles treinam, respectivamente, em Lajeado e Teutônia, e viralizaram, nos últimos dias, com uma série de provocações bem-humoradas nas redes sociais. Este movimento mobilizou internautas, que passaram a declarar as suas torcidas, com direito a até mesmo camisetas personalizadas e gritos de guerra. Com patrocínios próprios, os atletas também reforçaram suas divulgações nos últimos dias.

Segundo Carlão, a ideia do duelo surgiu quando Klamt, que é seu cliente na barbearia, o desafiou durante um corte de cabelo. A partir daí, ambos concordaram em testar os limites no octógono, diante de uma “cidade inteira”. “Até a data do Teutofight, serão sete semanas de treinamento”, revela.
Klamt, por sua vez, destacou que pratica artes marciais desde a adolescência, interrompeu durante um período e retornou com força por conta de um quadro de obesidade. Há cerca de dois meses, os treinos foram intensificados. A dupla vai competir na categoria Boxe Peso Pesado.

Diversas modalidades estarão em evidência, como MMA, Boxing, Kickboxing, Jiu Jitsu e No-Gi, além da disputa de cinturões.

Preparativos

Conforme o organizador do Teutofight, Dirlei Broenstrup, o “Mão de Pedra”, que é atleta internacional de MMA, campeão mundial de Muay Thai e tricampeão do Jungle Fight, o planejamento começou há seis meses e esta edição deverá oferecer uma experiência superior em termos de qualidade e infraestrutura na comparação com as anteriores. Desta forma, a promessa é de um espetáculo de alto nível técnico dos competidores, além de um ginásio com a capacidade máxima.

Dirlei menciona que o Teutofight tem um significado distinto a cada ano, o que, em 2025, se traduz na oportunidade para atletas amadores mostrarem seus talentos. Eles virão de diferentes localidades do Rio Grande do Sul e de outros estados, como Balneário Camboriú, em Santa Catarina, e Belém, no Pará.

Desta forma, o evento oferece ampla visibilidade, uma vez que está credenciado pela Federação Brasileira de MMA e todos os participantes possuem seus currículos (carteis, na gíria do esporte) integrados ao sistema norte-americano denominado “Sherdog”. Trata-se do maior site do mundo especializado nessa modalidade, com notícias, estatísticas, histórico de lutadores e eventos.

“O Teutofight deixou de ser estadual e se tornou de alcance nacional. No estado, somos uma referência em eventos profissionais de MMA”, acrescenta Dirlei. O CT Mão de Pedra, o qual comanda, será representado por 12 atletas. No ambiente, o organizador transmite os conhecimentos, a experiência e a paixão adquiridos desde os 16 anos, quando ingressou nas artes marciais.

Ele acrescenta que muitos empresários acompanham os competidores e entram em contato. Ou seja, também atua como agente e segue em atividade, tanto que recebe diversos convites e pedidos para lutas internacionais.

Sobre a luta de Carlão e Klamt, Dirlei reforça o coleguismo, o espírito esportivo, a humildade, e, acima de tudo, o exemplo que a dupla transmite à sociedade. “Será, com certeza, um grande espetáculo para os fãs de artes marciais, para ser aplaudido de pé. Eles estão mostrando ao público, inclusive aos leigos, que todos podem praticar. Basta apenas querer, ter vontade e disciplina para ingressar no esporte, subir no cage e fazer acontecer”, conclui.

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.