15 de outubro de 2025
31ºC | Tempo limpo

CONSULTA POPULAR

Projeto “Qualifica Turismo” é o mais votado pelos eleitores do Vale

Com destaque para o engajamento de Teutônia, participação regional cresce 257% em relação a 2024

Por: Assessoria de Imprensa

15/10/2025 | 10:23
Proposta prevê fortalecimento de rotas urbanas e rurais, bem como capacitação profissional e reforço da imagem regional. Foto: Prefeitura de Teutônia/Divulgação
Proposta prevê fortalecimento de rotas urbanas e rurais, bem como capacitação profissional e reforço da imagem regional. Foto: Prefeitura de Teutônia/Divulgação

O projeto “Qualifica Turismo – Aperfeiçoando do Rural ao Urbano no Vale do Taquari” foi o mais votado na Consulta Popular 2025, realizada na última semana. Idealizada pela Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), a iniciativa recebeu 3.988 votos e garantiu um investimento de R$ 1.131.428,57, que será efetuado via Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Taquari (Consisa).

De acordo com o texto da proposta, o objetivo é qualificar o setor que está em crescimento na região, por meio da integração entre municípios, capacitação profissional e fortalecimento das rotas urbanas e rurais. Nesse sentido, busca-se elevar o padrão de atendimento, estimular o empreendedorismo e consolidar o Vale como um destino de referência no Rio Grande do Sul e Brasil.

A qualificação é o que transforma o turismo em uma atividade sustentável e duradoura. Quando o profissional está preparado e entende o valor do acolhimento e da experiência que oferece, ele se torna um embaixador. Esse projeto vem justamente para fortalecer essa base, conectando o público e o privado, para encantar quem nos visita. Agradecemos a todos os envolvidos que se colocaram à disposição para viabilizá-lo”, destaca o presidente da Amturvales,  Rafael Fontana. 

O projeto prevê, ainda, ações práticas que envolvem estruturação de roteiros, sinalização turística, apoio à comercialização e fortalecimento da imagem regional, com base na identidade cultural e na sustentabilidade. Na segunda colocação, a comunidade regional optou pela proposta “Armazenamento de grãos nas propriedades rurais: materiais para construção e equipamentos”, que obteve 1.704 votos.

Mais participação

Um dos destaques deste ano foi a ampliação do engajamento da população. Foram 8.015 votos válidos em 2025, três vezes mais que na consulta realizada há 12 meses. Na época, houve apenas 2.246 votantes. No que tange à participação dos municípios, Teutônia foi a quarta colocada, com o registro de 496 votos, equivalente a 6,2% do total de eleitores. Ficou atrás apenas de Encantado (537), Arroio do Meio (580) e Estrela (1.688).

Por outro lado, quatro cidades integrantes da Associação dos Municípios do Sol Nascente (Amsol) foram desclassificadas em razão do baixo volume de participação dos seus eleitores. Com apenas 0,53%, Westfália liderou este requisito, uma vez que foram apenas 14 votantes em um cenário de 2.640. Boa Vista do Sul teve 18. Já Imigrante e Poço das Antas, registraram, 31 e 35, respectivamente.

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.