As provas do Exame Nacional do Ensino Médio começam neste domingo, 9, e serão aplicadas em 1.804 municípios das 27 unidades da federação. No Vale do Taquari, mais de 3,7 mil candidatos se inscreveram para o exame e se dividirão entre seis cidades: Lajeado, Estrela, Arroio do Meio, Encantado, Taquari e Teutônia.
Na Capital Nacional do Canto Coral, serão 545 participantes, sendo que 442 declararam residência na cidade. Os demais virão de municípios vizinhos. Do total de inscrições confirmadas, 265 representam alunos concluintes do Ensino Médio, que, a partir da nota, poderão concorrer a vagas em universidades no próximo ano.
Horários e orientações
Os portões serão abertos ao meio-dia e fecharão às 13h, horário de Brasília. A partir das 13h30min, os candidatos responderão 90 questões objetivas sobre Linguagens e Ciências Humanas, além de língua estrangeira (inglês ou espanhol) e a redação. A duração será de 5 horas e 30 minutos.
No âmbito da redação, especialistas especulam os seguintes temas: 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); a realização da COP 30 no Brasil e as discussões ambientais; os impactos da Inteligência Artificial no trabalho e na educação, as consequências do vício em apostas e os 30 anos do SUS.
Para acessar a sala de prova, o candidato deve apresentar documento oficial de identificação com foto, em formato físico ou digital. Prints de tela e fotografias não são aceitos. São válidos documentos como a Carteira de Identidade Nacional (CIN), e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e RG, desde que apresentados nos aplicativos oficiais do Gov.br. Estrangeiros podem usar documentação conforme o Acordo sobre Documentos de Viagem dos Estados Partes do Mercosul.
Itens permitidos e proibidos
A prova deve ser preenchida com caneta esferográfica de tinta preta e corpo transparente. Participantes com transtorno do espectro autista podem utilizar canetas coloridas apenas para marcações no caderno de questões. O uso de lápis, borracha, régua ou caneta de material não transparente é vetado.
Antes de entrar na sala, o candidato deve guardar no envelope porta-objetos itens como livros, anotações, óculos escuros, bonés e dispositivos eletrônicos (celulares, relógios digitais, chaves com alarme, fones de ouvido e similares). O envelope deve permanecer lacrado e identificado sob a carteira até o final da prova.
É permitido levar lanches e medicamentos, desde que sejam vistoriados pelo chefe de sala. Itens religiosos, como véu, quipá ou burca, também podem ser usados, mas podem passar por vistoria.
Conduta durante a aplicação
A comunicação entre candidatos é proibida a partir das 13h. Saídas temporárias só são permitidas com acompanhamento de fiscal, e a saída definitiva da sala só pode ocorrer após duas horas do início do exame. Quem deixar o local antes dos últimos 30 minutos do horário de prova não poderá levar o caderno de questões.
O candidato que se retirar definitivamente da sala não poderá retornar nem utilizar o banheiro do local.
Orientações adicionais
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recomenda que os participantes levem o Cartão de Confirmação de Inscrição impresso, disponível na Página do Participante, para facilitar a identificação do local de prova. O documento também informa se o candidato possui atendimento especializado ou tratamento pelo nome social.
Em 2025, foram registradas mais de 4,8 milhões de inscrições em todo o Brasil, cerca de 11% a mais que o ano passado. Todas as orientações detalhadas constam no edital do Enem 2025, disponível no site do Inep e na Página do Participante.