O Dia D de Combate à Dengue, celebrado no sábado, 8, foi mais uma oportunidade para reforçar a importância da prevenção e da mobilização da comunidade de Poço das Antas no enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.
De acordo com a Secretaria de Saúde, o combate ao inseto começa dentro de casa, com atitudes simples que fazem a diferença no dia a dia. Entre as medidas recomendadas estão tampar caixas d’água, manter calhas limpas, trocar a água dos potes dos animais, preencher os pratinhos de vasos com areia e eliminar qualquer recipiente que possa acumular água.
O trabalho de monitoramento é realizado mensalmente pelo agente de combate a endemias, Mikael Klamt. Ele verifica 39 pontos estratégicos utilizando armadilhas conhecidas como ovitrampas. Os materiais permanecem instalados por cinco dias e, posteriormente, são analisados para identificar a presença de ovos do Aedes aegypti.
Neste ano, Poço das Antas registrou apenas um caso positivo de dengue. “A prevenção é responsabilidade de todos. Cada atitude conta para evitar a presença do mosquito e proteger a nossa comunidade”, destacou Klamt.
O agente também alerta que cerca de 75% dos focos do mosquito estão dentro das residências. Em caso de sintomas como febre alta, dor no corpo, dor atrás dos olhos, manchas vermelhas na pele, dor de cabeça ou náusea, o morador deve procurar imediatamente a Unidade Básica de Saúde (UBS) para avaliação e tratamento adequado.