Uma frente fria deve trazer uma mudança brusca no tempo e provocar uma nova onda de temporais no início da próxima semana, com impactos previstos para o Sul, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil entre domingo e segunda-feira. A MetSul Meteorologia alerta que o principal risco será a ocorrência de vendavais.
Este será o episódio mais abrangente de tempo severo desde 7 de novembro, quando tempestades fortes, algumas com tornados, causaram destruição no Sul do país. Apesar disso, a MetSul destaca que o cenário esperado para os próximos dias não apresenta a mesma gravidade do evento anterior, embora tempestades localmente fortes a severas possam ocorrer.
A instabilidade será impulsionada por uma área de baixa pressão, que alguns modelos indicam poder configurar um ciclone fraco, associada ao avanço de uma frente fria que se desloca do Sul em direção ao Centro-Oeste e Sudeste.
Antes da virada do tempo, o sábado será marcado por calor intenso no Sul do Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul, onde as temperaturas poderão variar de 32°C a 35°C durante a tarde. Com a atmosfera muito aquecida, áreas de instabilidade devem se formar no fim do dia, com possibilidade de chuva e temporais isolados nos três estados da região.
O maior risco está previsto para domingo, quando a frente fria ingressa pelo Oeste e pelo Sul gaúcho entre a madrugada e a manhã, avançando pelo estado ao longo do dia. O Rio Grande do Sul deve iniciar o domingo com sol e calor, mas a mudança no tempo deve ocorrer da tarde para a noite na maior parte das cidades, trazendo chuva e possibilidade de temporais.
Na segunda-feira, o sistema frontal seguirá avançando para o Norte do país, mantendo a instabilidade e o risco de novos temporais em áreas do Centro-Oeste e do Sudeste.