O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso na manhã deste sábado, 22, em cumprimento a uma decisão de caráter preventivo autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a pedido da Polícia Federal (PF).
A decisão de prendê-lo, como medida cautelar, foi tomada depois que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) convocou, na noite de sexta-feira, 21, uma vigília diante do condomínio onde o ex-presidente reside. A PF considerou que o ato poderia gerar riscos tanto aos participantes quanto às equipes policiais, às vésperas do início do cumprimento da pena por tentativa de golpe.
Bolsonaro foi detido por volta das 6h e recebeu a ordem de prisão sem resistência. Foi levado para a Superintendência da PF, onde ficará em uma sala de Estado — espaço reservado para autoridades como presidentes da República.
O ex-presidente estava em prisão domiciliar desde 4 de agosto. Ele foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão pelo STF, em setembro, por tentativa de golpe de Estado. A condenação ainda não transitou em julgado e segue em fase de recursos.