Representantes das comunidades e paróquias do Sínodo Vale do Taquari participaram, em 22 de novembro, da Assembleia Sinodal realizada na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Cristo, em Paverama. A pauta incluiu prestações de contas, projeções para 2026, eleições sinodais e indicações para o pleito nacional da IECLB.
A programação abriu com culto conduzido pela ministra local, missionária Rainieli Keiner Viviani, e pregação do 1º pastor vice-presidente da IECLB, Odair Braun, a partir dos textos bíblicos de Gênesis 1.1-31 e Atos 12.20-25. Durante a reflexão, Braun destacou: “Neste ano, fomos desafiados a compartilhar a generosidade de Deus, onde a boa nova rompe fronteiras e alcança pessoas. Isso aquece o coração e mostra que a missão está acontecendo. Somos o meio pelo qual a palavra é lançada em corações”.
O pastor sinodal Luis Henrique Sievers ressaltou o papel do encontro para a vida comunitária. “Que aqui também prevaleça o espírito de comunidade. A assembleia é o testemunho de uma Igreja que caminha junto”, afirmou.
O presidente do Conselho Sinodal, Romeu Bayer, deu as boas-vindas aos participantes, apresentou a dinâmica das atividades e instalou oficialmente a assembleia, presidida por Rodrigo Ulrich, com apoio de Paulo Bayer e Lenita Wessel. Na sequência, foram apresentados os relatórios de 2024, conduzidos pelo pastor sinodal, e aprovados pelo plenário.
A assembleia também analisou a prestação de contas de 2024 e o orçamento para o ano seguinte, ambos aprovados. Instituições parceiras marcaram presença com manifestações, entre elas a Associação Beneficente Pella Bethânia, o Centro de Apoio e Promoção à Agroecologia (Capa) – Fundação Luterana de Diaconia (FLD) e a Obra Gustavo Adolfo (OGA).
Outro ponto da pauta foi a eleição da representação do Sínodo no Conselho da Igreja, além dos delegados e delegadas ao Concílio. Posteriormente, foram apresentadas as indicações para as eleições nacionais da IECLB, previstas para o Concílio de agosto de 2026, em Florianópolis. O encontro também homologou o novo Conselho Sinodal e reuniu indicações para a Comissão Doutrina e Ordem Nacional da IECLB e Sinodal Sul.
No encerramento, a pastora Margane Beatriz de Vargas apresentou a mensagem final da Assembleia Sinodal. A bênção foi proferida pelo pastor sinodal Luis Henrique Sievers e pelo 1º pastor vice-presidente, Odair Braun. A próxima assembleia ocorrerá em 12 de setembro de 2026, em Roca Sales.