“Vender e vencer ainda em 2025”. Com este tema, a Câmara da Indústria, Comércio e Serviços (CIC) promoveu, nessa quarta-feira, 26, o penúltimo Almoço Empresarial deste ano. O professor universitário, mentor e consultor de equipes, Rodrigo Annunciação, destacou estratégias de vendas para virar a chave e potencializar os resultados.
O profissional enfatizou a necessidade de desmistificar crenças e preconceitos, bem como demonstrar empatia com o cliente, no sentido de fazer perguntas e se preocupar verdadeiramente na resolução das dores. Ainda, citou a importância de abrir a mente, ouvir a mente, ter planejamento e controlar as emoções“A ansiedade vem da dúvida, da imaginação e é reflexo de uma falta de previsibilidade. Isso assola o empresário”, destaca.
Para Rodrigo, conhecer quem compra da sua empresa é ir além do perfil. Trata-se, por exemplo, de lembrar das preferências e investir na provocação de uma expectativa futura. Ou seja, mostrar ao cliente como ele vai se sentir bem ao adquirir aquele produto e, desta forma, estimular a liberação de Dopamina, ou seja, o neurohormônio do prazer. A experiência de compra faz a diferença no fechamento do negócio.
Conexão
Outra questão abordada foi a moeda mais importante para conduzir a uma possível venda: a atenção. Segundo o palestrante, o jogo vira quando a empresa consegue despertá-la, principalmente em um mundo repleto de distrações. Um caminho é investir em rostos humanos, no olhar, uma vez que, desde o contato entre mãe e filho, aprende-se o valor da conexão visual, como segurança e confiança.
Ainda, em uma analogia com um encontro afetivo, Rodrigo afirmou que “não adianta a recepção e o show serem fantásticos se a despedida for um fracasso”.Ou seja, a última etapa é decisiva para despertar ou não o desejo do cliente de comprar mais uma vez.
Acerca de metas, ressaltou-se que são vitais tanto para vida pessoal quanto profissional, mas o esforço será determinante para alcançar os objetivos. No contexto organizacional, a troca de ideias com 20 pessoas para concluir uma venda. “Só existem duas opções para quem não tem resultado: o que estou fazendo pouco e o que estou fazendo errado. Tem de ser rápido na mudança de rota, se desafiar. O universo precisa ter certeza do que você realmente quer”, conclui.
A última edição do evento vai ocorrer no dia 11 de dezembro, quando serão os “Cenários e Perspectivas para 2026”. Nesta temporada, a iniciativa com o patrocínio de Certel, CLS Contabilidade, Colégio Teutônia, Cresol, Dinda Card, Fabricato Pré-Moldados, Reinigend, Sicredi, Terraplanagem Teutônia, Teutoaço, Univates e Zart Supermercados.