30 de novembro de 2025
25ºC | Tempo nublado

Teutônia

ESF Morada do Sol recebe certificação estadual de Equipe Amiga da Mãe, Parceria e Criança

Reconhecimento destaca o trabalho da equipe da unidade na assistência às gestantes, puérperas, recém-nascidos e pais

Por: Assessoria de Imprensa

28/11/2025 | 09:09
Equipe da ESF durante cerimônia no Hospital Bruno Born, em Lajeado. Foto: Prefeitura de Teutônia/Divulgação
Equipe da ESF durante cerimônia no Hospital Bruno Born, em Lajeado. Foto: Prefeitura de Teutônia/Divulgação

A Estratégia de Saúde da Família Morada do Sol (ESF 2) recebeu, nessa quinta-feira, 27,  a Certificação de Equipe Amiga da Mãe, Parceria e Criança, concedida pelo Programa Bem Cuidar, do Governo do Estado. A distinção foi entregue durante o ato de inauguração do Serviço Especializado de Saúde da Pessoa Idosa – Saúde 60+, no Auditório do Hospital Bruno Born, em Lajeado. Desse ato, participaram representantes da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) e a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann.

De acordo com o Executivo de Teutônia, o reconhecimento destaca o trabalho desenvolvido pela equipe da unidade no atendimento integral a gestantes, puérperas, recém-nascidos e suas parcerias. A ESF Morada do Sol se destaca pelo cumprimento das metas do Programa RBC, que envolvem desde o acompanhamento pré-natal até o cuidado com o recém-nascido, bem como a participação ativa do pai no processo de cuidado.

A unidade conta com consultório odontológico, sala de grupos, consultórios médicos e de enfermagem, espaços para a equipe multiprofissional, sala de vacinação e área de acolhimento. Entre as ações que contribuíram para a certificação estão a realização de grupos de educação em saúde voltados a gestantes e parceiros, a capacitação contínua dos profissionais e o fortalecimento do atendimento multiprofissional, que atualmente oferece serviços de psicologia e nutrição.

O eixo de cuidado materno, paterno e infantil também ampliou a presença dos parceiros no pré-natal. Na ESF Morada do Sol, essa participação já é uma prática consolidada: os indivíduos passam por avaliação, são acompanhados pela equipe e integram as atividades educativas, a fim de reforçar o o vínculo familiar e ampliar a qualidade do cuidado oferecido.

“A certificação reforça o compromisso com a promoção de saúde, a qualificação do atendimento e o fortalecimento dos vínculos familiares nos diferentes estágios da gestação e do desenvolvimento infantil”, conclui a Administração.

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.