Uma frente fria avança pelo Brasil nesta semana e deve alterar o padrão do tempo em várias regiões, trazendo chuva e risco de temporais localizados. Em algumas áreas, os acumulados podem ser elevados.
Atualmente, uma intensa massa de ar quente domina o Centro-Sul, com temperaturas que passam dos 40 °C em diversos estados. No Sul, esse calor começa a perder força neste início de semana, à medida que ar mais ameno avança pelo Rio Grande do Sul, gerando chuva e temporais isolados.
A combinação entre baixa pressão, avanço do sistema frontal e entrada de ar mais frio na retaguarda favorece a instabilidade nesta segunda-feira, 1º, principalmente nos três estados do Sul. A chuva deve ocorrer de forma irregular, e embora a maior parte das cidades registre volumes baixos, não se descarta chuva forte e acumulados altos em pontos isolados.
A frente fria não deve provocar uma grande onda de temporais generalizados, mas, ao encontrar o ar quente atuando no país, pode estimular nuvens mais desenvolvidas e causar tempestades isoladas, algumas com vento forte e possibilidade de granizo.