18 de abril de 2025
22ºC | Chuva

INÍCIO DA LEGISLATURA

Vereadores realizam primeira sessão ordinária

Intenção da presidência de trocar o telhado da Câmara esteve entre os assuntos destacados na tribuna

09/01/2025 | 08:25

Com apenas uma matéria na Ordem do Dia, a Câmara de Vereadores de Teutônia realizou nessa terça-feira, 7 de janeiro, a primeira sessão ordinária da nova legislatura (2025-2028). A reunião foi marcada por discursos de agradecimentos, parabenizações, desejos de sucesso aos colegas, promessas de diálogo, trabalho e compromisso com a comunidade.

Fizeram uso da tribuna nove parlamentares: Valdir do Amaral (PSD), Márcio Vogel (MDB), Milton Stahlhofer (PL), Moises Cavalinho (PSD), Hélio Brandão (PSDB), Jeferson Korner (PDT), Werner Wiebusch (PDT), Nerci Engelmann (MDB) e o presidente Luias Wermann (PSD).

Entre os temas abordados, destaque para a intenção da presidência de realizar a troca do telhado da sede do Legislativo. O assunto foi destacado inicialmente por Brandão. Ele parabenizou a iniciativa de Wermann de abrir o espaço para que a comunidade conheça os problemas estruturais dentro do prédio da Câmara. Segundo o parlamentar, os incidentes climáticos recentes agravaram a situação.

“Não adianta fazer um pequeno investimento, tem que trocar todo o telhado”, afirmou Brandão. Acrescentou ainda que é preciso finalizar o plenário, espaço que até hoje segue inutilizado, lembrando que as sessões são realizadas de forma improvisada na antessala do Legislativo. “Esse plenário vai ser usado por nossas entidades, escolas, professores. A posse do prefeito, dos vereadores e do vice poderia ter sido feita aqui no plenário da Câmara se estivesse pronto”, exemplificou.

“Não choverá mais dentro da Câmara”

O presidente da Câmara reforçou sua intenção de investir na reforma. Rebateu críticas de pessoas que estariam o “atacando” pelo plano de promover a obra, desconhecendo a situação do prédio. “Ao todo, em 15 anos, foram gastos R$ 2,5 milhões dentro desta Câmara de Vereadores. O que pode ser utilizado? Convido a comunidade para vir aqui nesta Casa e conhecer o real problema”, ressaltou.

Conforme o presidente, as condições atuais oferecem risco às pessoas que trabalham e usam o espaço. Manifestou que solicitará ao Ministério Público que acompanhe cada etapa da reforma, para garantir a transparência do processo. “Nós vamos, sim, terminar esta obra. Não choverá mais dentro da Câmara”.

Em entrevista recente à imprensa regional, Wermann explicou que a obra deve ser concluída até outubro deste ano. Para a finalização completa do prédio, serão necessários investimentos superiores a R$ 1 milhão.

Indicação

De autoria de Neide Schwarz (PSDB), foi aprovada por unanimidade a indicação ao Executivo para que seja analisada a possibilidade de implantação de travessia elevada na Rua Julio Stumm, no Bairro Canabarro, em frente aos sobrados. A vereadora sugere ainda a colocação de placas de sinalização alertando sobre a presença frequente de crianças e pedestres na localidade.

Ao comentar a proposta, a parlamentar destacou se tratar de um pedido de moradores do entorno. Segundo ela, trata-se de uma descida, próximo à Escola Teobaldo Closs, com fluxo intenso de veículos. Apesar do cuidado constante das famílias que residem na área, principalmente, com as crianças que brincam no local, há preocupação com os riscos de acidentes.

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.