A Defesa Civil emitiu um alerta para a ocorrência de temporais e condições de tempo severo no Rio Grande do Sul entre esta segunda-feira, 8, quarta-feira, 10.
Segundo o órgão, o sistema favorece tempestades com chuva intensa em curtos períodos, rajadas de vento que podem superar 100 km/h, grande incidência de raios e possibilidade de queda de granizo. O risco hidrológico também é considerado elevado, com potencial para enxurradas, alagamentos, inundações e deslizamentos, especialmente em áreas históricas de instabilidade ou próximas a encostas e margens de rios.
Desta forma, orieta-se que a população siga as seguintes medidas de segurança durante os períodos mais críticos:
- Evitar deslocamentos durante tempestades intensas e redobrar a atenção no trânsito, principalmente em vias sujeitas a alagamentos;
- Não atravessar áreas inundadas, seja a pé ou com qualquer veículo, devido ao risco de arrastamento;
- Desligar aparelhos eletrônicos da tomada durante descargas elétricas e evitar o uso de telefone com fio;
- Não estacionar veículos próximos a árvores, postes e estruturas vulneráveis aos ventos fortes.
- Monitorar áreas de risco, com atenção redobrada a situações como rachaduras no solo, inclinação de postes ou muros, sons incomuns no terreno e qualquer outro sinal de instabilidade;
- Deixar o local imediatamente ao identificar risco de deslizamento ou elevação rápida da água e buscar um ponto seguro.
Em emergências, os contatos oficiais são o 193, do Corpo de Bombeiros, e o 190, da Brigada Militar . A Defesa Civil orienta que a população acompanhe atualizações e novos avisos pelos canais oficiais.
