19 de dezembro de 2025
24ºC | Tempo limpo

PROJETO LKS

Alunos da EMEF Leopoldo Klepker são premiados por ações ambientais

Estudantes contribuíram no recolhimento de mais de 20 toneladas de resíduos, 688 litros de óleo de cozinha usado e 762kg de tampinhas plásticas ao longo de 2025

18/12/2025 | 15:58
Evento reuniu alunos, professores e apoiadores do projeto LK Sustentável no ginásio da EMEF Leopoldo Klepker | Foto: Marco Mallmann
Evento reuniu alunos, professores e apoiadores do projeto LK Sustentável no ginásio da EMEF Leopoldo Klepker | Foto: Marco Mallmann

Nesta quinta-feira, 18, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Leopoldo Klepker, do Bairro Alesgut, realizou a entrega da premiação aos alunos que se destacaram ao longo de 2025 nas ações ambientais do Projeto Leopoldo Klepker Sustentável. O evento ocorreu no ginásio da escola e foi realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Teutônia, Cooperativa Escolar Cooperales, Sicredi Ouro Branco e FortalezaTec,
O projeto Leopoldo Klepker Sustentável (LKS) promove conhecimentos e aprendizagens através de ações para a preservação do meio ambiente. Construção e manutenção de hortas, plantio de árvores, redução no consumo de água e de energia elétrica, recolhimento de óleo usado e coleta de resíduos, como papelão, latinhas, garrafas pet, dando a esses itens a destinação correta, são algumas das atividades desenvolvidas.

Os alunos põem a mão na massa e, conforme seu engajamento, recebem como recompensa as moedas virtuais LKS, que a cada final de ano são trocadas por prêmios. Com um programa desenvolvido pela FortalezaTec, os pais e os alunos podem acompanhar a evolução das moedas virtuais acumuladas.

Ao longo de 2025, o trabalho desenvolvido pelos alunos, com apoio das famílias e da comunidade, possibilitou reduzir de forma significativa o descarte incorreto de resíduos. Ao todo, mais de 20 toneladas de materiais como papelão, garrafas PET, polietileno de alta densidade (PEAD) e latinhas deixaram de ser descartadas inadequadamente. Além disso, os estudantes promoveram a coleta de 688 litros de óleo de cozinha usado e 762kg de tampinhas plásticas. As ações também resultaram na redução do consumo de energia elétrica em 400 kWh e de mais de 150 mil litros de água, reforçando o impacto positivo das iniciativas adotadas.

Foram distribuídos 20.267 LKS em pontuações, o que corresponde a aproximadamente R$ 19 mil em premiações. As turmas que se destacaram foram o 4° ano da tarde, com 1638 LKS acumuladas, ficando com o 3º lugar; o 6° ano da manhã, com 3935 LKS, na 2ª posição; e o 2ª ano da manhã, com 3988 LKS, alcançando o 1ª lugar.

O vice-prefeito, secretário de Educação e ex-professor da escola, Evandro Biondo, lembrou a origem do projeto, em 2022, enfatizando a importância de criar a consciência ecológica na comunidade. “É um projeto sem precedentes e que envolve um conjunto de ações fundamentais para termos um futuro mais sustentável”.

O presidente da Secredi Ouro Branco, Neori Ernani Abel, destacou que o projeto transcende a escola e a comunidade local, se transformando em referência no país. “É um modelo que inspira todos a cuidar do meio ambiente. É a prova de que podemos transformar o mundo, a partir da escola, do bairro e da cidade, num lugar melhor para se viver”.
A diretora Evanete Inez Horst Grave agradeceu aos professores e alunos, especialmente aos 93 associados da Cooperales, por auxiliarem na coordenação e aplicação do projeto. “Separar 20 toneladas de materiais que iriam para o Aterro Sanitário, dando a esse montante a destinação correta, dão uma ideia da imensidão do projeto. Evita que esses resíduos cheguem aos mananciais de água e auxilia na produção de renda para as crianças e famílias. Só temos a agradecer aos apoiadores, que tornam possível um projeto desta envergadura ser colocado em prática”, finaliza.

Exemplo para a sociedade

Família Budke recebeu diversos prêmios em razão do engajamento nas atividades em prol do meio ambiente | Foto: Doris Gottardi

Engajados desde 2022, a família Budke é modelo de consciência ambiental na comunidade do Alesgut. Os estudantes Joaquim e Miguel são constantemente incentivados pelos pais, Dario Budke e Marisane Schneider, a exercer atividades voltadas à preservação do meio ambiente. Recolher resíduos e reciclar é algo que eles realizam sempre. “Já temos uma quantidade considerável de materiais para o projeto em 2026”, adianta Dario. “É uma grande alegria saber que nossos filhos têm essa preocupação ambiental e essa consciência, que é algo que levarão para suas vidas”, emenda Marisane.

Além de se destacarem e receberem um smartphone cada, Joaquim, Miguel e os pais doaram um dos prêmios, o terceiro aparelho, para a escola, que será utilizado nas atividades da secretaria. A aluna Manuela da Rosa igualmente recebeu um equipamento semelhante por suas ações ao longo do ano.

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.