A previsão do tempo indica uma semana de instabilidade no Rio Grande do Sul. A atuação de um rio atmosférico, combinada a um Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN) sobre o Centro do Brasil, deve canalizar grande volume de umidade da Amazônia para o estado, provocando chuva frequente e, em alguns momentos, intensa.
Os altos acumulados em curtos períodos elevam o risco de alagamentos e inundações repentinas. Com a soma de vários dias de chuva volumosa, há possibilidade de elevação dos níveis dos rios, especialmente nas regiões Centro, Oeste e Noroeste. Mesmo com eventuais aberturas de sol, a atmosfera muito úmida favorece pancadas de chuva a qualquer momento.
Além da instabilidade, o tempo será marcado pelo forte abafamento. O ar quente e úmido impede quedas significativas de temperatura, resultando em noites quentes e mínimas elevadas, entre 22ºC e 24ºC em muitas cidades. Durante o dia, a elevada umidade limita o aquecimento, já que o calor tende a ser rapidamente acompanhado por novas áreas de chuva.