15 de janeiro de 2026
23ºC | Tempo nublado

REFERÊNCIA NACIONAL

Florestal Alimentos chega aos 90 anos com diversidade de produtos, projeta lançamentos e mira novas expansões

Empresa possui a maior quantidade de produtos candies no Brasil, está presente em todos os estados e exporta mais para mais de 75 países

Por: Marcel Lovato

08/01/2026 | 21:39 Atualização: 08/01/2026 | 21:54
Diretoria da Florestal Alimentos. Foto: Marcel Lovato
Diretoria da Florestal Alimentos. Foto: Marcel Lovato

Inovação, tradição, qualidade e valorização das pessoas. Estes são alguns dos pilares que transformaram a Florestal Alimentos em uma das maiores empresas do setor de Candies no país.  Hoje, são mais de 450 itens em seu portfólio, composto por balas, pirulitos, chocolates, chicletes, suplementos e até mesmo produtos destinados aos pets, divididos em 13 categorias.  É a maior em quantidade no seu segmento. Também lidera a fabricação de pirulitos planos na América Latina.

Sediada à margem da BR-386 em Lajeado,  local onde está desde 1978, a empresa completou 90 décadas nesta quinta-feira, 8, e se consolidou como uma das mais representativas da economia do Vale do Taquari, símbolo de desenvolvimento e identificação com a comunidade. O nome “Florestal” é uma referência ao bairro que sediou as instalações  a partir de 1941, após cinco anos na Rua Júlio de Castilhos.  A cada etapa, modernizações e ampliações para dar conta da produção. Hoje, a capacidade diária chega a 250 toneladas.

Panorama

Para marcar a data, foi promovido um encontro com a imprensa, na qual foi apresentada a história, novidades e diretrizes rumo ao centenário. De acordo com o CEO, Maurício Weiand, a Florestal atende a 100% do território brasileiro e exporta para mais de 75 países. “Mandamos balas, literalmente, para o mundo todo”, celebra.

Maurício Weiand, Ceo da Florestal, enfatiza qualidade e transparência. Foto: Marcel Lovato

Entre os planos para o futuro,  Maurício destaca a diversificação dos canais de venda, especialmente em áreas do interior brasileiro, lançamento de produtos “estratégicos e inovadores”, novas linhas de chocolates, automações  de linhas produtivas, até para lidar com a escassez de mão de obra, ampliação dos mercados externos e continuidade do plano de desenvolvimento de pessoas.

O gestor lembrou que a empresa mudou de patamar a partir de 1994, quando seu pai, Claudir Weiand, assumiu o comando e investiu gradativamente em tecnologia, gestão e produtos.

Entre os mais famosos, a balinha de coração e a “Brazilian Coffee”, que estão há 26 e 28 anos, respectivamente, no mercado. Com o tempo, a Florestal recebeu dezenas de certificações de qualidade.  Claudir, que faleceu em 2025, é considerado tanto pelos filhos quanto colaboradores, como um “visionário”, um empresário “expoente, à frente do seu tempo”.

“Qualidade dos produtos, transparência e seriedade são nossos principais pilares. Nossos clientes sabem que podem confiar, tanto em relação aos procedimentos quanto a entregas. O futuro da Florestal será guiado pela inovação, sustentabilidade e, principalmente, pelas pessoas. Seguiremos adoçando histórias com trabalho, propósito e emoção”,  conclui.  Hoje, a empresa conta com 1,3 mil funcionários, mais de 6 mil clientes diretos apenas no Brasil e um parque fabril de 50 mil metros quadrados.  Além da Florestal Doces Emoções, as marcas Flofarma, Flonutri Pet, Caracol Chocolates e Planalto integram o Grupo.

Programações

Para marcar os 90 anos, uma série de atividades estão previstas para o decorrer de 2026. Entre elas, uma missa especial na Igreja Matriz Santo Inácio de Loyola, no dia 19 de fevereiro; “Domingueira da Florestal”, no dia 15 de março, no Parque dos Dick, a Páscoa Florestal, Cãominhada, entre outros.

Instalações da Florestal Alimentos em 1978, na BR-386. Foto: Divulgação

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.