16 de janeiro de 2026
25ºC | Tempo nublado

POÇO DAS ANTAS

Reforma da Calha Parshall auxilia no controle do mosquito borrachudo

Estrutura é essencial para medir a vazão do Arroio Poço das Antas e qualificar a aplicação de BTI no controle de borrachudos

Por: Assessoria de Imprensa

16/01/2026 | 11:57 Atualização: 16/01/2026 | 12:09
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Secretaria de Obras, Viação e Trânsito de Poço das Antas concluiu a reforma da Calha Parshall, localizada na comunidade de Santa Inês. A estrutura é um dispositivo de medição que tem a função de determinar a vazão da água em canais abertos (como rios e córregos), o que, por sua vez, é essencial para calcular a dosagem correta do BTI (Bacillus thuringiensis israelensis), um larvicida biológico usado no controle do mosquito “borrachudo”.

Essa calha foi danificada durante a enchente registrada em 2024. Logo, sua funcionalidade ficou comprometida. Segundo a prefeitura, atualmente 18 voluntários participam da aplicação do BTI. Uma ação já ocorreu e outras duas estão previstas, sendo a próxima programada para cerca de duas semanas. Ou seja, cada ciclo conta com três etapas.

O Agente de Combate a Endemias, Mikael Klamt, destaca a importância da obra para o sucesso do trabalho preventivo. “A Calha Parshall é essencial para que possamos medir corretamente a vazão da água dos arroios e, assim, aplicar o BTI na quantidade adequada. Com a reforma, conseguimos otimizar o efeito do produto, tornando o controle mais eficiente e seguro”, explica.

A reforma integra as ações do município voltadas ao monitoramento dos arroios e ao controle do borrachudo em áreas rurais e urbanas de Poço das Antas.

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.