Uma frente fria avançou no início desta semana pelo Sul e pelo Centro do Brasil e provocou mudança no tempo em diversos estados. A chegada do sistema foi marcada por chuva localmente forte e temporais.
O fenômeno foi impulsionado por uma massa de ar frio que provoca queda nas temperaturas no Sul e no Sudeste. Em algumas áreas, especialmente nas regiões serranas do Sul, as madrugadas poderão registrar marcas baixas para esta época do ano, considerada incomum para o mês de janeiro.
Com o avanço do ar frio e de um sistema de alta pressão atmosférica, o tempo tende a melhorar na maior parte da Região Sul ao longo desta segunda-feira, 19. As instabilidades se deslocam para áreas mais centrais do país, reduzindo a ocorrência de chuva no Sul.
Esta será a segunda incursão de ar frio registrada em 2026. Segundo dados analisados pela MetSul, apesar da queda expressiva nas temperaturas, o episódio não deve ser tão intenso quanto o observado na primeira semana de janeiro.
As madrugadas desta segunda, terça, 20, e quarta-feira, 21, devem apresentar temperaturas abaixo da média. Já as tardes terão clima mais ameno e agradável, especialmente na segunda e na terça, encerrando o período recente de calor intenso.