22 de janeiro de 2026
30ºC | Tempo limpo

POVO RESPONDE

Como você analisa a intenção de implantar o estacionamento rotativo nos bairros Canabarro e Languiru?

22/01/2026 | 10:09 Atualização: 22/01/2026 | 10:12
Depoimentos do povo
Foto - Lisane Messer Dummel

"Eu acho correto, pois do jeito que está não pode continuar. É terrível encontrar vaga de estacionamento. Em outras cidades, como Lajeado, funciona bem. Será a saída para o caos, principalmente no Bairro Languiru."

Lisane Messer Dummel - Teutônia

Foto - Jones Sacks

"O estacionamento rotativo é comum em muitas cidades brasileiras, tanto de grande porte, quanto cidades menores do interior, e pode trazer ganhos significativos para a população. A rotatividade traz benefícios para o comércio e para os próprios motoristas, que terão mais facilidade para encontrar vaga. Para que isso realmente funcione precisamos ter um setor de trânsito atuante, que pense no coletivo (população), e não apenas nos interesses individuais."

Jones Sacks - Teutônia

Foto - Daniel “Xepa” Schaeffer

"Qualquer decisão deve ser baseada em estudos específicos e discutida com a comunidade, levando em conta os interesses de moradores, comerciantes e usuários das vias e vagas. E deve estar num contexto de decisões que pensem na mobilidade e bem-estar a longo prazo. Cabe aos poderes instituídos conduzir essa evolução para que não seja só mais uma fonte de arrecadação, e sim um projeto para o uso justo dessas áreas."

Daniel “Xepa” Schaeffer - Teutônia

Foto - Frederico Wessel

"Se todos donos de comércio e as pessoas que trabalham nestes locais tivessem a consciência de não estacionar na frente de seus locais de trabalho e dos outros comércios, procurando vagas em vias próximas, uma ou duas quadras longe, não haveria necessidade de estacionamento rotativo. Mas como não há esta consciência, o estacionamento rotativo irá forçar essa mudança de hábito."

Frederico Wessel - Teutônia

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.