Fevereiro começa sob alerta de calor intenso no Rio Grande do Sul. Segundo a MetSul Meteorologia, o mês deve ter um elevado número de dias com temperaturas excessivas, e alguns deles podem registrar os maiores picos de calor do verão 2026 no estado, com máximas que devem superar facilmente os 40ºC.
Já nesta primeira semana, a previsão indica uma escalada gradual das temperaturas, com calor intenso a extremo em diversas regiões. Assim como ocorreu no fim de janeiro, o calor mais severo tende a se concentrar no Oeste gaúcho, enquanto no Leste do Estado as temperaturas também serão elevadas, mas sem atingir extremos tão altos.
Nesta segunda-feira, 2, as máximas devem se manter semelhantes às de domingo na região, ficando em torno dos 35ºC.
A partir de terça-feira, 3, o calor ganha ainda mais força no Oeste, com temperaturas à tarde variando entre 36ºC e 39ºC em diferentes municípios.
Na Grande Porto Alegre, as tardes da maioria dos dias devem registrar máximas entre 31ºC e 33ºC, mas o calor se intensifica a partir do meio da semana. A sexta-feira, 6, tem potencial para ser o dia mais quente, com os termômetros marcando entre 37ºC e 38ºC na maioria das cidades da região metropolitana.
Nos vales, a sexta também será de calor intenso, com máximas previstas entre 37ºC e 39ºC.