O calor volta a ganhar força no Sul do Brasil ao longo desta semana, marcando o início de um novo período com temperaturas acima da média. Diferentemente da semana passada, o calor agora será mais úmido, o que aumenta a instabilidade e favorece a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados.
No Rio Grande do Sul, a recente onda de calor provocou temperaturas próximas ou acima dos 40 °C por seis dias consecutivos, especialmente nas regiões Oeste, Noroeste e Campanha. A passagem de uma frente fria no sábado, 7, trouxe alívio temporário no domingo, 8.
Uma nova massa de ar quente avança sobre a Região Sul já no início desta semana, elevando rapidamente as temperaturas e dando início a uma sequência de tardes muito quentes. De acordo com dados de modelagem numérica analisados pela MetSul Meteorologia, muitas localidades devem registrar máximas acima de 35 °C, com possibilidade de marcas próximas a 40 °C em alguns dias.
O período quente tende a ser prolongado e deve se estender também pela próxima semana. A partir do meio da semana, as temperaturas máximas serão fortemente influenciadas pela ocorrência de chuva e temporais típicos de verão. Em cidades onde não houver precipitação, o calor será mais intenso; já onde a chuva ocorrer mais cedo, os termômetros podem não subir tanto, mas o abafamento será significativo.
Com maior umidade e frequência de pancadas de chuva, as noites também devem ser mais quentes do que na onda de calor anterior. A combinação de calor intenso e umidade elevada cria um ambiente favorável à instabilidade, com previsão de temporais de verão ao longo da semana. Em pontos isolados, há risco de chuva forte em curto período, descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo.