A satisfação dos brasileiros com o Sistema Único de Saúde (SUS) aumentou 9 pontos percentuais entre 2022 e 2025, passando de 34% para 45%. Os dados constam na pesquisa Confiança em Instituições Públicas na América Latina e no Caribe, divulgada nesta semana pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
De acordo com o levantamento, o índice registrado no Brasil em 2025 supera a média latino-americana para sistemas de saúde, que ficou em 40%.
O estudo também aponta melhora na percepção da população sobre acesso e qualidade dos serviços públicos no período analisado. Nesse indicador, houve crescimento de 18 pontos percentuais, passando de 24% em 2022 para 42% em 2025 — resultado 10 pontos acima da média da América Latina, de 32%.
Metodologia
A pesquisa avalia cinco dimensões: integridade, capacidade de resposta, confiabilidade, abertura e equidade. O levantamento foi realizado com 2 mil cidadãos, por meio de questionário, permitindo comparações internacionais e a análise de dados relacionados à prestação de serviços públicos.