11 de fevereiro de 2026
27ºC | Parcialmente nublado

BOLSA FAMÍLIA

Teutônia registra queda de 26,7% no número de beneficiários

Redução é atribuída ao trabalho integrado da Assistência Social, Saúde e Educação, com foco na autonomia e inserção no mercado de trabalho

11/02/2026 | 15:30 Atualização: 11/02/2026 | 15:30
Foto: Lyon Santos/divulgação
Foto: Lyon Santos/divulgação

O município de Teutônia registrou uma redução de 26,7% no número de famílias atendidas pelo Programa Bolsa Família em um ano. Em janeiro de 2025, eram 690 famílias beneficiárias. Já em fevereiro de 2026, o número caiu para 506.

De acordo com a Administração Municipal, o resultado é atribuído ao trabalho contínuo desenvolvido pela Assistência Social, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), em parceria com outras secretarias.
As famílias atendidas participam de grupos semanais e atividades pontuais voltadas ao acompanhamento social, escuta das demandas e encaminhamentos. Entre os principais focos está a inserção ou reinserção no mercado de trabalho, buscando promover maior autonomia financeira.
Além das ações em grupo, o município conta atualmente com uma profissional dedicada aos atendimentos coletivos e individuais das famílias que ingressam no programa. O trabalho envolve a análise da realidade de cada núcleo familiar, identificação de necessidades e encaminhamento para oportunidades de emprego e serviços da rede de atendimento.

Outro destaque é a reativação do Comitê Gestor do Bolsa Família, que atua de forma integrada entre as áreas da Assistência Social, Saúde e Educação. O comitê acompanha o cumprimento das condicionalidades do programa, como frequência escolar, vacinação e monitoramento de saúde.
A Secretaria de Saúde realiza o acompanhamento das famílias, incluindo pesagem, vacinação e monitoramento das crianças. Já a Secretaria de Educação verifica a frequência escolar, requisito obrigatório para a manutenção do benefício.

A Administração Municipal ressalta que o Bolsa Família é um programa baseado no critério de renda per capita, e não na condição de emprego formal. Atualmente, há famílias inseridas no mercado de trabalho que permanecem no programa por se enquadrarem nos limites de renda estabelecidos.

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.