A semana começa com tempo instável e temperaturas baixas na região. Nesta segunda-feira, 22, a atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica, combinada ao ingresso de umidade, provoca aumento da nebulosidade e favorece a ocorrência de chuva ao longo do dia. As pancadas podem variar de moderadas a fortes em alguns momentos, com possibilidade de temporais isolados. As temperaturas oscilam pouco, entre 10°C e 15°C, e o volume de chuva pode alcançar 30 milímetros.
A partir de terça-feira, 23, o sistema de instabilidade perde força e se afasta em direção ao oceano, permitindo o retorno gradual do tempo firme. O sol volta a aparecer entre nuvens e não há previsão de chuva. O amanhecer será frio, com mínima de 4°C, além de condições favoráveis para a formação de geada em áreas de baixada e ocorrência de nevoeiro em pontos isolados. À tarde, a temperatura chega aos 15°C.
Na quarta-feira, 24, uma massa de ar polar avança sobre o Rio Grande do Sul e mantém o tempo seco na região. O amanhecer será de frio intenso, com mínima de apenas 2°C e condições favoráveis para geada em diversas áreas, especialmente em baixadas e encostas. Mesmo com a presença do sol, a máxima não passa dos 15°C.
O tempo firme segue predominando na quinta-feira, 25, quando os termômetros devem registrar mínima de 4°C e máxima de 17°C. Na sexta-feira, 26, as temperaturas variam entre 3°C e 18°C.