19 de abril de 2025
26ºC | Chuvas esparsas

Financiamento estudantil

Fies abre inscrições para 67 mil vagas no primeiro semestre de 2025

Candidatos têm até sexta-feira, 7 de fevereiro, para se inscreverem no programa de financiamento do ensino superior

04/02/2025 | 11:05
MARCELLO CASAL JR/AGÊNCIA BRASIL/DIVULGAÇÃO
MARCELLO CASAL JR/AGÊNCIA BRASIL/DIVULGAÇÃO

Estudantes interessados em obter financiamento para cursos superiores privados já podem se inscrever no processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2025. O prazo começa nesta terça-feira, 4, e se encerra na próxima sexta-feira, 7 de fevereiro.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pela internet, por meio do Fies Seleção, disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC). Conforme o cronograma do MEC, os resultados da pré-seleção serão divulgados no dia 18 de fevereiro. Os selecionados precisarão complementar a inscrição entre os dias 19 e 21 de fevereiro para formalizar a contratação do financiamento.

Nesta edição, serão ofertadas 67 mil vagas, sendo metade delas destinadas ao Fies Social. Essa modalidade beneficia estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Além da reserva de 50% das vagas, o Fies Social permite a concessão de até 100% de financiamento dos encargos educacionais.

Os candidatos que não forem pré-selecionados automaticamente entrarão na lista de espera, respeitando a ordem de classificação. Novas pré-seleções estão previstas para ocorrer entre os dias 25 de fevereiro e 9 de abril.

O Fies é um programa do governo federal que financia estudantes matriculados em cursos superiores privados bem avaliados pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). A iniciativa busca ampliar o acesso à educação superior, oferecendo condições facilitadas de pagamento.

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.