O governador Eduardo Leite está no Vale do Taquari nesta quarta-feira, 5. Acompanhado pelo secretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Rafael Mallmann, e pelo secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Carlos Gomes, visitou os loteamentos onde serão construídas casas definitivas em Santa Tereza, Muçum, Encantado, Estrela, Lajeado e Cruzeiro do Sul.
Na ocasião, também foram assinados a entrega da primeira etapa dos Planos Diretores e os termos de cooperação técnica do programa Desassorear RS, que beneficiou Teutônia, Poço das Antas e outros 152 municípios. A iniciativa, que conta com um investimento de R$ 300 milhões do governo estadual, tem como objetivo mitigar os impactos das enchentes por meio da limpeza e desassoreamento de arroios, canais de drenagem e sistemas pluviais. O ato de assinatura ocorreu no Estrela Palace Hotel e reuniu prefeitos e autoridades da região.
Sobre o programa
O Desassorear RS integra o Plano Rio Grande, que atua em três frentes para enfrentar os efeitos das enchentes: ações emergenciais, reconstrução e planejamento para o futuro do estado. O programa é voltado para municípios que declararam situação de emergência ou estado de calamidade devido a eventos climáticos extremos.
A execução das obras será coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur) e pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), em parceria com as prefeituras municipais. O governo do Estado fornecerá financiamento, suporte técnico e supervisão, visando aumentar a segurança hídrica e reduzir os riscos de alagamentos.
O governador destaca que a atuação do Estado junto aos municípios precisará ser constante. “É um trabalho que precisa ser contínuo. O Estado vai ter que constantemente buscar os municípios para ajudá-los na limpeza de rios e canais, porque o material que fica depositado prejudica o fluxo das águas e acaba fazendo com que as comunidades no entorno sofram, eventualmente, com alagamentos e inundações, que são evitáveis se nós pudermos fazer essas limpezas”.