O município de Teutônia registrou o primeiro caso positivo de dengue do ano de 2025. A confirmação veio da Secretaria Estadual da Saúde (SES) nesta segunda-feira (17), quando o caso – não autóctone – foi incluído na base de dados do Painel de Casos de Dengue RS.
Conforme informações da Vigilância Epidemiológica, a paciente infectada é uma moradora do interior do município, com idade entre 50 e 59, infectada fora de Teutônia. A mulher realizou diagnóstico por teste rápido e, posteriormente, coletou amostra para avaliação junto ao Laboratório Central do Rio Grande do Sul (Lacen RS).
Outros 39 casos foram notificados ao governo estadual, dos quais 29 foram descartados e dez permanecem sendo investigados pelo Lacen RS.
Para a prefeitura, o fato da doença não ter sido contraída no município valida o trabalho realizado pela gestão. “A aplicação estratégica do larvicida biológico BTI e do inseticida Fludora Fusion tem sido fundamental para controlar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença”, destaca a secretária de Saúde, Marlene Metz.
Marlene atribui à “parceria entre poder público e comunidade” e ao “trabalho rigoroso de monitoramento” realizado pela Vigilância em Saúde, a redução no número de casos de dengue no município em relação ao ano passado, que encerrou com 468 confirmações.
Casos na microrregião
Além de Teutônia, outros dois municípios do G8 registraram casos positivos de dengue em 2025. Paverama e Poço das Antas têm, cada um, um caso confirmado, totalizando três infecções por dengue na microrregião.