Dirlei Broenstrup, o “Mão de Pedra”, 42 anos, embarca no dia 25 de fevereiro para Belgrado, capital da Sérvia, país do sudeste europeu, com o objetivo de trazer mais um cinturão de MMA (Artes Marciais Mistas) para Teutônia. Ele vai encarar o sérvio Jovan Leka na luta principal do evento ARMMADA 11, no dia 1º de março, na categoria peso pesado (93kg ou mais).
Campeão no CES MMA, nos EUA, tricampeão no Jungle Fight (maior evento de MMA da América Latina), campeão mundial de Muay thai na Tailândia, em 2017, além de ter conquistado diversos cinturões no Brasil, Mão de Pedra acumula vasta experiência em lutas internacionais. Já participou de cinco nos EUA, quatro na Rússia, além de outros países, como Alemanha, Áustria, Cuba, Croácia e Polônia. “Atualmente, estou lutando bastante nos países da Europa. Tenho um empresário lá que trabalha para mim. A expectativa é novamente trazer o cinturão para Teutônia, sempre com muito respeito ao adversário, que também é um grande lutador e recebe uma excelente preparação”, explica.
Benefícios do esporte
Faixa preta de Jiu-jitsu e de Muay thai, “Mão de Pedra” destaca os benefícios da prática desse tipo de esporte. “Auxilia no controle do estresse, da obesidade, e reforça características, como a disciplina e a coordenação motora. As artes marciais dão inúmeros benefícios, além de ensinar defesa e de ser uma forma divertida de atividade física. Muita gente, às vezes, não gosta de academia, considera uma coisa monótona. E as artes marciais são uma forma de esporte diferente e que auxiliam nos cuidados com a saúde. Por isso, acho que tantas academias estão adaptando o Muay thai e outras artes marciais para dar um up nos locais de treino”.
O atleta considera que o MMA está crescendo muito no Vale do Taquari, com muita procura de novos praticantes, inclusive em Lajeado, onde também é professor. Em Teutônia, no CT Mão de Pedra, no Centro Administrativo, mais de 100 atletas estão praticando, sendo que mais da metade são mulheres e crianças. “Está vindo uma leva nova de atletas, pessoas focadas. A gurizada se espelha no professor, no próprio ´Mão de Pedra`, e querem seguir o caminho. Isso é muito gratificante para a gente. Existe a galera que chamamos de praticantes. São os que curtem treinar, cuidar do corpo, mas não querem treino de contato físico. Muitas mulheres procuraram o Muay Thai, justamente por causa disso, além do gasto calórico e da definição muscular que a modalidade proporciona.
Aulas no contraturno
O CT Mão de Pedra passará a dar aulas gratuitas de Jiu-jitsu e capoeira, no contraturno escolar, para crianças, através de projeto aprovado pelo Programa Pró-Esporte, da Secretaria Estadual de Esportes. “A partir do começo de março, as crianças já podem se inscrever no nosso CT. É mais uma oportunidade para tirar as crianças do celular, das ruas, praticando um esporte legal, saudável e com disciplina”, completa.