Depoimentos do povo

"Nossa microrregião carrega a cultura germânica, fazendo com que festas e eventos tenham esse viés cultural, consolidando assim uma tradição. Dessa forma, as festas de carnaval foram perdendo espaço e hoje percebo que ocorrem de forma muito pontual, não sendo uma tradição."
Fernanda Marques - Teutônia

"Lembro-me do grande movimento que havia em relação ao Carnaval há 15 anos; o maior bloco de Teutônia era o Kaxa Baxa, uma "febre" na época. Acredito que, ao longo do tempo, a comunidade foi perdendo o interesse, por não haver incentivo do poder público nesta festa nacional. Em nossa região, são valorizadas outras festas, como as de etnia alemã, fazendo com que o Carnaval perdesse força."
Fabiane Regina Lenz - Teutônia

"Acredito que um dos motivos do Carnaval estar perdendo espaço na nossa região é a violência e a desigualdade. Muitas pessoas se sentem inseguras e preferem festejar em família ou no conforto do seu lar."
Raquel Preusler da Silva - Teutônia

"A falta de incentivo, com certeza, é um grande motivo. Algumas gerações ainda fazem o possível para manter a tradição, mas aos poucos, o Carnaval foi perdendo a força na nossa região. Além disso, acredito que a era digital também influencie."