O Simca Chambord Tufão foi um símbolo de luxo e poder nas décadas de 1960 e 1970. Em Teutônia, o antigomobilista Frederico Wessel é proprietário de uma dessas máquinas, fabricada em 1964. Nesse mesmo ano, a produção se tornou 100% nacional.
De acordo com Wessel, a aquisição ocorreu em 2012. Na época, o carro estava pintado de branco, com teto de vinil e detalhes vermelhos na platina. Com o intuito de deixá-lo o mais próximo de como saiu de fábrica, foram procurados resquícios da pintura original.
Ao desmontar o porta-luvas e remover um aplique metálico, a cor Turquesa, em perfeitas condições, se revelou. A restauração durou cerca de dois anos e meio. A mecânica estava preservada, com o motor V8, mas foi necessária a troca.
Uma curiosidade em relação ao Simca é a presença de cinzeiros e acendedores de cigarro nos bancos traseiros e dianteiros, além de um porta-maço. Wessel destaca que esses itens representam o quanto o ato de fumar era sinônimo de status.
Além disso, o carro não possui retrovisores externos, apenas um interno. Também não conta com cintos de segurança, uma vez que não havia obrigatoriedade na época da fabricação. “Acredito que é uma influência do meu pai. Desde pequeno, ia com ele a museus, eventos e ouvia referências sobre o Simca. Busca toda a semana estar andando. Primeiro, porque eu gosto e tem aquele ditado: carro parado não conta história”, finaliza. Wessel. O proprietário ainda possui um Fusca e uma Quantum.
O Simca, assim como os demais, estão confirmados entre as atrações do 15º Encontro Nacional de Veículos Antigos de Teutônia. O evento ocorre de 21 a 23 de março, no Centro Administrativo, com entrada franca.
Ficha Técnica
- Marca e modelo: Simca Chambord Tufão
- Ano de fabricação: 1964
- País de origem: Brasil
- Tipo de motor: V8
- Potência: 100CV
- Tipo de combustível: gasolina
- Transmissão: manual (3 marchas)
- Tamanho aproximado:
- Altura: 145 cm
- Comprimento: 472 cm
- Largura: 177 cm
- Peso total: 1.350 kg
- Velocidade máxima: 140 km/h
- Tração: traseira
- Tipo de freio: tambor
Acesse o nosso Instagram e confira o bate-papo completo
Ver essa foto no Instagram