Na manhã desta sexta-feira (21), o ginásio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Guilherme Sommer, na Vila Popular, Bairro Canabarro, sedia o 2º Campeonato Regional de Bocha Paralímpica. Ao todo, 19 atletas das Apaes de Teutônia, Bom Retiro do Sul, Cruzeiro do Sul e Lajeado disputam nas modalidades Bocha Paralímpica e Bocha 3ª Idade.
Os melhores serão selecionados para representar a região na 22ª edição das Olimpíadas Especiais das Apaes, que acontecerá em maio deste ano, em Canoas, na Região Metropolitana.
Para a técnica da modalidade de bocha adaptada, Evelin Aschebrock Pacheco, o esporte representa uma oportunidade para os atletas com paralisia cerebral e limitação motora física maior, representando qualidade e, muitas vezes, objetivo de vida. “Para muitos, essa é uma das poucas possibilidades. Estamos com 19 atletas praticando essa modalidade, representando a nossa região. Estamos muito felizes, porque iniciamos com dois atletas aqui em Teutônia e, aos poucos fomos conversando com as outras Apaes e mostrando quais são as possibilidades. Hoje, podemos fazer uma atividade para reunir todos, colocá-los em quadra e proporcionar essa experiência de competição”. Evelin afirma que a evolução dos atletas é considerável, graças à dedicação deles e ao desenvolvimento da bocha nas Apaes. “Muitos dos nossos atletas são pioneiros em nossa região, estão trabalhando desde 2013 na modalidade, e vejo um potencial muito grande neles”, completa a professora.