20 de abril de 2025
19ºC | Chuvas esparsas

ENCONTRO NACIONAL

Câmbio Caranguejo: uma raridade no Mercado de Pulgas

Item foi popular na década de 1970, principalmente nos veículos Volkswagen como Fusca e Brasília

Por: Marcel Lovato

23/03/2025 | 11:28 Atualização: 23/03/2025 | 11:32
Crédito: Sara Ávila
Crédito: Sara Ávila

Se você possui um veículo antigo e precisa repor uma peça, ou simplesmente deseja colecionar um item do passado como rótulos, placas e até miniatura de engradado da Coca-Cola, tens de ir ao Mercado de Pulgas. Localizado no Pavilhão, o espaço conta com centenas de itens para os amantes do passado. Entre eles, o espaço Vovô Jack Garage Service,  comandado por Robison  Velasco da Silva. A empresa está sediada em Canoas.

O estande conta com emblemas, peças e acessórios para veículos Volkswagen. Na cidade da Região Metropolitana, a empresa também sedia uma oficina mecânica. É o segundo de participação no evento. De acordo com Robison, o título “Vovô Jack” é referência ao adesivo da marca  de uísque Jack Daniel’s, na lateral de um Fusca Azul. Este veículo, inclusive, é uma espécie de símbolo, amuleto.

Entre os itens mais diferentes, uma verdadeira raridade: o “Câmbio Caranguejo”. Trata-se de uma manopla para o câmbio de marchas , transparente, que contém um caranguejo na superfície. Robison explica que esse acessório foi muito popular, principalmente, na década de 1970. Era utilizado em Brasília e Fusca, por exemplo. “Não era uma réplica. Realmente,  o crustáceo era posicionado no local e se aplicava um material, alguma resina para garantir a resistência”, revela Robison. Com o tempo, a prática foi proibida por questões ambientes.

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.