Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, morreu na manhã desta segunda-feira, 21, aos 88 anos. Conforme o Vaticano, o falecimento ocorreu às 7h35min pelo horário local ( 2h35min, horário de Brasília). O 266º pontífice ocupou o cargo máximo da Igreja Católica durante 12 anos e estava com a saúde debilitada em função de problemas respiratórios. A causa da morte não foi divulgada.
Nascido em 17 de dezembro de 1936 em Buenos Aires, Francisco entrou para a história. Foi o primeiro Papa sul-americano e do Hemisfério Sul, além de ser o primeiro jesuíta e não europeu em treze séculos. A escolha do ocorreu em 13 de março de 2013, durante o segundo dia do conclave para eleger o substituto de Bento XVI. O antecessor havia renunciado.
Bergoglio era formado em Química, mas decidiu seguir a vida sacerdortal em 1958, ao ingressar no Seminário Villa Devotto, na capital argentina. Obteve doutorado em Teologia pela Universidade de Freiburg, na Alemanha.
Em 1969, foi ordenado padre e, em 1992, tornou-se bispo auxiliar de Buenos Aires. Em 1998, nomeado arcebispo e, três anos mais tarde, cardeal pelo então Papa João Paulo II. Francisco deixa um legado de tolerância, diálogo, união e respeito às diferenças. A última aparição pública ocorreu nesse domingo de Páscoa, 20, para a tradicional benção.