26 de abril de 2025
21ºC | Chuvas esparsas

“OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL”

Estudantes aprenderão sobre metas da ONU para um mundo melhor

Conceitos como erradicação da pobreza, educação de qualidade, igualdade de gênero e preservação ambiental serão trabalhados nas escolas de Teutônia

25/04/2025 | 15:38 Atualização: 25/04/2025 | 15:45
Materiais foram preparados para tornar os conceitos dos ODS acessíveis a crianças e adolescentes | Foto: Prefeitura de Teutônia/divulgação
Materiais foram preparados para tornar os conceitos dos ODS acessíveis a crianças e adolescentes | Foto: Prefeitura de Teutônia/divulgação

Nesta sexta-feira, 25, a Secretaria Municipal de Educação de Teutônia, em parceria com a cooperativa Sicredi Ouro Branco RS/MG, realizou a cerimônia de entrega dos materiais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para as escolas da rede municipal de ensino. O evento ocorreu no Centro Cívico e reuniu educadores, autoridades e representantes da cooperativa.

Os ODS constituem uma agenda mundial criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), com 17 metas para construir um futuro melhor até 2030, abordando temas como erradicação da pobreza, educação de qualidade, igualdade de gênero e preservação ambiental. Agora, esses conceitos serão trabalhados de forma transversal nas escolas de Teutônia.

O vice-prefeito e secretário de Educação, Evandro Biondo (MDB), destacou que “incluir os ODS no currículo escolar é preparar os alunos para serem cidadãos conscientes e atuantes na construção de uma sociedade mais justa e sustentável”.

A parceria com a Sicredi foi fundamental para viabilizar o projeto. A cooperativa forneceu todos os materiais didáticos que serão utilizados por professores e alunos. “Esta ação reforça nosso compromisso com a educação e com o desenvolvimento das comunidades onde atuamos”, afirmou o presidente da Sicredi Ouro Branco RS/MG, Neori Ernani Abel.

A gerente de Sustentabilidade da instituição, Raquel Schwingel, explicou que os materiais foram cuidadosamente preparados para tornar os conceitos dos ODS acessíveis a crianças e adolescentes, incentivando a reflexão e a ação prática.

Agora, os ODS serão trabalhados, em sala de aula, por meio de projetos interdisciplinares, ações concretas de sustentabilidade, integração com o currículo escolar e a participação da comunidade. A iniciativa prepara os jovens para os desafios do Século XXI e contribui para o cumprimento das metas globais estabelecidas pela ONU.

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.