1 de maio de 2025
21ºC | Tempo limpo

ALMOÇO EMPRESARIAL

CIC aborda riscos psicossociais no ambiente de trabalho

Tema faz parte de legislação trabalhista que será cobrada a partir de 2026

30/04/2025 | 16:33 Atualização: 30/04/2025 | 18:21
Evento contou com palestra ministrada pela empresária Cíntia Schmidt. Foto: Marco Mallmann
Evento contou com palestra ministrada pela empresária Cíntia Schmidt. Foto: Marco Mallmann

A Câmara da Indústria, Comércio e Serviços (CIC Teutônia) realizou, na manhã dessa quarta-feira, 30, o segundo Almoço Empresarial da temporada no auditório da entidade. Com a presença da empresária, mentora em programas de carreira e coordenadora do Comitê de Recursos Humanos da Federasul, Cíntia Schmidt, o evento abordou as atualizações da Norma Reguladora 1.

Válida em todo o território nacional, a NR-1 estabelece as diretrizes gerais que devem ser cumpridas tanto por empregadores quanto empregados para garantir a saúde, bem-estar e segurança no trabalho, independente do setor. Nesse sentido, Cíntia enfatizou as alterações que vão entrar em vigor, no âmbito do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), e passarão a ser exigidas em 2026.

Desafios

As mudanças tratam da inclusão dos riscos psicossociais aos quais os trabalhadores estão expostos na empresa. Logo, cada organização tem de identificar, avaliar e controlar os fatores que afetam a saúde mental dos funcionários.

Porém, Cíntia aponta desafios na implementação. “As empresas devem avaliar condições de trabalho adoecedoras. Certo, mas muitas dessas condições são subjetivas, como estresse, desorganização e sensação de sobrecarga. Como vamos medir algo que depende de percepção?”, questionou.
Ao mesmo tempo, a profissional defende que o mapeamento é necessário porque trata-se da única alternativa para se ter certeza sobre a origem dos riscos. Ou seja, se é algo do indivíduo ou motivado pelo posto de trabalho. “Nós precisamos fazer esta separação porque somos diferentes. Eu posso ter a tranquilidade para aceitar e reagir de uma maneira diferente a um tipo de pressão que outra pessoa pode não conseguir”, acrescenta.

Durante a palestra, Cíntia apresentou uma publicação de 2022, elaborada em conjunto pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Conforme o dado, cerca de 12 bilhões de dias de trabalho são perdidos anualmente por causa da depressão e ansiedade. Isso significa 8,35% dos casos de afastamento dos profissionais.
Próxima edição

A próxima edição do Almoço Empresarial está prevista para o dia 15 de maio, com a presença do secretário estadual de Desenvolvimento Metropolitano (Sedur) e ex-prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo. A iniciativa conta com o patrocínio de Certel, CLS Contabilidade, Colégio Teutônia, Cresol, Dinda Card, Fabricato Pré-Moldados, Reinigend, Sicredi, Terraplanagem Teutônia, Teutoaço, Univates e Zart Supermercados.

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.