Quase 40 mil eleitores estão aptos na 125ª Zona Eleitoral, que abrange Teutônia, Westfália, Poço das Antas, Paverama e Imigrante, para participar do ápice do processo democrático, neste domingo, dia 6 de outubro. E para que o direito ao voto seja exercido em condições de segurança e tranquilidade, as forças policiais e instituições responsáveis estão preparadas e com estratégias em curso a fim de coibir irregularidades e garantir a normalidade do pleito.
Apesar da avaliação de que a campanha evoluiu, de modo geral, dentro de um cenário ordeiro e respeitoso, à medida que o momento do voto se aproxima, os ânimos tendem a ficar mais acirrados e provocam o aumento das ocorrências. Contudo, para qualquer ato que fuja às regras, as instituições competentes prometem pronta resposta.
O promotor de Justiça, André Prediger, concorda com a leitura de que a campanha corre de “modo tranquilo” nos municípios da comarca, sem incidentes de grande expressão. Apesar do número elevado de candidatos à prefeitura teutoniense, por exemplo, a projeção de um cenário que poderia ser mais conturbado não se confirmou. Pelo menos até o fechamento desta edição.
Entre os poucos fatos de maior destaque, chegou ao Ministério Público nesta semana relato sobre suposta tentativa de manipulação de pesquisa eleitoral em Teutônia. A informação preliminar é que houve perseguição ou constrangimento aos pesquisadores por parte de cabos eleitorais, bem como suposto pagamento para que um entrevistado indicasse preferência a determinada candidatura. O MP abriu procedimento sobre o caso e aguarda mais informações por parte das vítimas.
“As pesquisas fazem parte do processo eleitoral. Sabemos que elas têm importância e que podem influenciar votos na reta final. Precisamos zelar para que sejam realizadas da forma mais imparcial possível e que a empresa responsável possa fazer dentro do rito estabelecido, sem sofrer influências”, explica Prediger.
Velhas práticas
Apesar da relativa calmaria, os dias – e noites – que antecedem o domingo de votação costumam exigir mais atenção das autoridades. Para tanto, as forças policiais e organizações responsáveis estão bem articuladas e preparadas para resolver qualquer situação.
“É um fim de semana em que não se dorme. Estamos prontos para qualquer ocorrência. Iremos eliminar qualquer tipo de problema que possa ser gerado”, garante o promotor.
Ações de boca de urna, compra de voto, despejo de materiais de campanha, transporte irregular de passageiros, obstruções de acessos e estradas estão entre as práticas mais comuns que, historicamente, desafiam as autoridades nas vésperas do pleito. “São velhas práticas que sabemos que acontecem, mas que também sabemos como combater. Qualquer ação terá a nossa reação imediata”, frisa Prediger, reiterando que muitas das práticas podem colocar em risco tanto as candidaturas como seus mandatos.
Ambiente virtual
Se as velhas ilicitudes, herdadas de um período em que as leis eram frágeis e insuficientes, ainda exigem atenção, os avanços tecnológicos abrem um campo que também precisa ser monitorado. Nessa gama, estão as propagandas irregulares, as fake news (notícias falsas) e as chamadas deep fakes (conteúdos falsos produzidos por Inteligência Artificial).
Nesta frente de vigilância voltada ao ambiente virtual, o MP e a Justiça Eleitoral contam com o apoio do Gabinete de Assessoramento Eleitoral (Gael), além de filtros e aparatos tecnológicos, capazes de proporcionar agilidade e resposta imediata para atender denúncias e suspeitas de irregularidades.
Outro apoio importante para as autoridades é o cidadão. Com um celular com câmera nas mãos, qualquer pessoa pode ajudar na fiscalização, ao registrar e enviar denúncias aos órgãos responsáveis. Para isso, são diversos os canais disponíveis, seja pela internet, telefone ou presencialmente.

Presidentes das seções e primeiros mesários que atuarão em Teutônia receberam treinamento na semana passada, no Cartório Eleitoral (Foto: Édson Luis Schaeffer)
BM nas ruas
Capitão da 1ª Companhia de Teutônia, Guilherme Mallmann, ressalta que, até o momento, não houve registro de crimes eleitorais. Segundo ele, a BM gerencia ações preventivas, em conjunto com a Justiça Eleitoral, o Cartório e o MP para evitar infrações administrativas e penais.
O período que antecede o pleito terá atenção especial da BM. Todas as cidades atendidas pela companhia contarão com, no mínimo, uma equipe, e Teutônia com mais grupos, que podem tanto atender as demandas locais quanto reforçar os demais municípios.
“Todo o efetivo disponível será mobilizado, e não haverá nenhum militar estadual de folga, sendo respeitado apenas horário para exercício do direito ao voto. Dessa forma, haverá incremento no policiamento ostensivo para o bom andamento do pleito e permitir que os cidadãos possam exercer plenamente o seu direito”, frisa.
Logística das urnas
As urnas passaram nesta semana por procedimentos de testes no Cartório Eleitoral. Na manhã de sábado, uma empresa terceirizada, por meio de seis veículos, realizará a distribuição dos equipamentos às escolas e instituições que sediam votações. A previsão é que, até as 12h de sábado, todas as urnas já estejam em suas devidas seções eleitorais, onde serão novamente conferidas.
Para o domingo, mais de 500 pessoas estarão diretamente envolvidas com o processo eleitoral nas cidades da zona. São 479 mesários, mais 24 auxiliares de prédio, dez motoristas, quatro integrantes de junta eleitoral e sete auxiliares.
“Sem mesários, não tem eleição”
Durante a semana passada, o Cartório realizou a capacitação presencial a voluntários que atuarão como presidentes e primeiros mesários.
Para os de Teutônia, o treinamento ocorreu na quinta-feira, dia 26, na Associação da Água. Na ocasião, foram reforçadas as informações que constam no Manual do Mesário, além de esclarecer as dúvidas e demais orientações.
A chefe do Cartório Eleitoral, Luciane Lima, na oportunidade, enalteceu o trabalho realizado pelos voluntários. “Sem os mesários, não temos eleição. Por isso, queremos agradecer a cada um que desempenha com respeito, eficiência, zelo e dedicação suas funções junto à Justiça Eleitoral, pelo comprometimento com o fortalecimento da democracia e por contribuir para que as eleições transcorram de forma tranquila e segura”, afirmou.
Já os voluntários convocados para serem segundos mesários e secretários devem acessar o aplicativo “Mesário” da Justiça Eleitoral e realizar o treinamento. A ferramenta mostra os procedimentos a serem adotados no dia do pleito, vídeo com instruções e um conteúdo interativo dividido em módulos.
HORÁRIO DE VOTAÇÃO
Domingo (06/10) das 8h às 17h.
LOCAL DE VOTAÇÃO
A Justiça Eleitoral recomenda que o eleitor consulte o local de votação antes de sair para exercer o voto, visto que alguns pontos de votação podem ter sido trocados recentemente. A consulta deve ser feita no site do TSE, no aplicativo E-Título ou no atendimento virtual via WhatsApp pelo número 51 2312-2015.
Números da 125ª Zona Eleitoral
- Municípios: Teutônia, Westfália, Poço das Antas, Paverama e Imigrante
- Eleitores regulares: 39.094
- Locais de votação: 55
- Seções: 122
- Urnas: 121 (mais 10 reservas)
- Mesários: 479