O Corpo de Bombeiros Voluntários de Teutônia comemorou seu 23º aniversário em 24 de abril. As duas décadas foram marcadas por esforços coletivos, que fizeram com que a corporação crescesse e expandisse sua atuação a outros três municípios. Atualmente, com 45 membros ativos e outros 13 em formação, a entidade busca recursos para realização de novos investimentos.
Entre as principais demandas, está a aquisição de um novo caminhão auto bomba tanque, com capacidade para 6 mil litros de água. Com dois veículos antigos, o CBVT tem enfrentado desafios em virtude da necessidade de manutenção, que gera custos elevados. Conforme a subcomandante, Érica Ferreira, o automóvel mais antigo – um ABT01 Magirus Deutz 1976, vindo da Alemanha – está há mais de um mês na oficina mecânica para receber reparos.
“Precisamos de uma renovação de frota”, afirma Érica. Todos os recursos financeiros que entram para a corporação estão sendo destinados às viaturas. Nós não conseguimos investir na nossa estrutura, não conseguimos investir em materiais melhores para trabalho, nem em materiais de segurança para os nossos bombeiros”, destacou.
Para possibilitar a compra, a companhia busca apoio junto a deputados e governos municipais. O modelo almejado é um auto bomba tanque, de 6 mil litros, toco, da marca Volksvagen, modelo Constellation 24-280. O valor a ser investido é estimado em R$ 1,2 milhão.
Outra necessidade destacada pela subcomandante – evidenciada durante o atendimento ao acidente com o ônibus de Santa Maria, que ocorreu em Imigrante – é a compra de um kit de desencarceramento à bateria. “Hoje nós contamos com um kit hidráulico; ele tem mangueiras, o que limita a distância. Então, em alguns lugares, o nosso equipamento não chegava. Tivemos que usar equipamentos de outra equipe que chegou ao local”, explica.
Para receber doações de empresas, entidades e da comunidade em geral, a corporação disponibiliza a chave PIX 05.151.797/0001-41 (CNPJ).
Histórico
A Associação dos Bombeiros Voluntários de Teutônia foi fundada em 2002, a partir de um grupo de emergência formado por colaboradores da Calçados Reiffer, que atuava desde 1983. Entre os pioneiros do movimento, o atual presidente, Genir Pithan.
A primeira etapa da sede, construída em uma área de terra doada pela prefeitura, foi inaugurada em setembro de 2003. Em outubro, o grupo recebeu o primeiro caminhão, doado pelo município alemão de Melsungen, e que é utilizado até hoje.
Além de Teutônia, a corporação atende os munícipios de Westfália, Poço das Antas e Paverama, totalizando cerca de 60 mil habitantes. Também é responsável pelos atendimentos de acidentes que ocorrem na ERS-128 (Via Láctea) e em 21 km de extensão da RSC-453 (Rota do Sol).