A Câmara de Vereadores realizou, na noite dessa terça-feira, 17, a última sessão ordinária do ano. Além de aprovar quatro projetos de lei do Executivo e dois do próprio Legislativo (confira abaixo), o parlamento prestou homenagem a alunos, professores e instituições de ensino, por seus desempenhos em competições esportivas nas últimas semanas.
Ganharam certificados estudantes das escolas Guilherme Sommer, Bento Gonçalves, 24 de Maio, Gomes Freire de Andrade, devido à participação nos Jogos Escolares do RS (Jergs), cuja etapa final ocorreu no complexo da Ulbra, em Canoas.
Também receberam a distinção estudantes do Colégio Teutônia que obtiveram bons resultados no Campeonato Estadual de Atletismo sub-20, em Porto Alegre, e no Campeonato Brasileiro de Atletismo sub-16, na Paraíba.
A homenagem foi proposta pelos vereadores Márcio Vogel (MDB), Evando Biondo (MDB), Valdir Griebeler (MDB) e Vitor Krabbe (PDT). Ao todo, foram 49 atletas homenageados.
“Nada mais justo do que nós fazermos essa homenagem a vocês, que representam o futuro do município, do estado e da nação. Que muitos outros alunos possam se inspirar em vocês”, manifestou Vogel na tribuna. O parlamentar também destacou o papel dos professores de Educação Física, bem como dos pais e mães pelo incentivo e apoio aos filhos.
Incentivo ao Passarela
Apesar do clima de homenagem e encerramento, a sessão foi marcada por divergências e troca de farpas entre vereadores. Principalmente no que diz respeito ao projeto de lei do Executivo que concede incentivo ao Grupo Passarela para construção de Centro de Distribuição próximo à ERS-128. A matéria entrou na Casa no início do mês.
Da base do atual governo, Krabbe foi o primeiro a lamentar que o projeto ainda não foi votado. Enfatizou que o empreendimento vai gerar 150 empregos diretos, além da empresa ter um faturamento de R$ 25 milhões por mês. “Nao consigo entender por que nao podemos votar o projeto hoje”, questionou.
Hélio Brandão (PSDB) endossou a crítica. Segundo ele, o município precisa diversificar a economia e facilitar a atração de novos investimentos. Acrescentou que a empresa irá investir em rua lateral da Via Láctea. Disse lamentar a postura do colega Luias Wermann (PSD), autor de pedido de informação.
Wermann respondeu Brandão, em aparte, manifestando que o pedido de informação foi feito para conhecer qual é o valor, em reais, que o governo prevê com a destinação do incentivo, visto que o texto menciona apenas a quantidade de horas-máquina. “Não podemos votar um projeto, sem saber números e valores”, rebateu.