7 de julho de 2025
15ºC | Tempo limpo

ANIVERSÁRIO DO MUNICÍPIO

Teutônia chega aos 44 anos com o desafio de equilibrar o ganho populacional

Governo municipal defende planejamento estratégico para garantir um crescimento sustentável

Por: Marcel Lovato

23/05/2025 | 11:13 Atualização: 23/05/2025 | 11:34
Conforme o IBGE, o município se tornou o segundo mais populoso do Vale do Taquari | Foto: Sara Ávila
Conforme o IBGE, o município se tornou o segundo mais populoso do Vale do Taquari | Foto: Sara Ávila

Desde a formação da primeira comunidade, a Glück Auf (ou Picada da Boa Sorte), nos idos de 1858, quando foi criada a “Colônia Teutônia” até a atualidade, a Capital do Canto Coral se notabilizou pela união do seu povo em prol do desenvolvimento e busca de um lugar ao sol. Esse desejo foi determinante para o processo de emancipação, concretizado com a vitória do “sim” em 24 de maio de 1981. Era a segunda tentativa, após o insucesso do movimento de 1963.

Segundo o historiador Guido Lang, o movimento liderado por Elton Klepker, mais tarde eleito o primeiro gestor, a autonomia política de três distritos (Teutônia, Languiru e Canabarro), pertencentes a um mesmo município, foi inédito e “dificilmente acontecerá novamente”. Na época, as localidades estavam entre as mais estruturadas do interior de Estrela. Com o passar das décadas, o novo município se estabeleceu como um dos principais do Vale do Taquari.

Avanços e desafios socioeconômicos

Atualmente, Teutônia é a segunda cidade mais populosa da região. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE), a estimativa era de 33.963 habitantes em meados de 2024. Pela primeira vez, superou o município-mãe.

Este acréscimo se deu, sobretudo, após as enchentes dos últimos dois anos. Como a cidade foi menos impactada que outras, famílias e empresas enxergaram nesta terra uma oportunidade para recomeçar.

Segundo o prefeito Renato Altmann, a prosperidade é uma das marcas teutonienses devido às características do povo trabalhador, organizado e com forte espírito comunitário e associativista.

“Administrar Teutônia em seus 44 anos de emancipação política requer planejamento estratégico. Temos o desafio e a responsabilidade de equilibrar o crescimento urbano sustentável com serviços públicos qualificados”, enfatiza o gestor. Nos últimos meses, houve um aumento da demanda em áreas como educação, saúde e assistência social.

Neste primeiro ano de gestão, a prioridade é a reestruturação administrativa, a fim de otimizar os investimentos e proporcionar agilidade nas ações. Um dos principais objetivos do governo está voltado à saúde, em contribuir com a implantação do Polo de Saúde do Hospital Ouro Branco. A obra consiste em 10 leitos de UTI, oncologia, hemodiálise, endoscopia, colonoscopia e banco de sangue. Para viabilizar a obra, há uma mobilização regional.

Altmann cita, também, as medidas adotadas no âmbito educacional. “Reduzimos pela metade a fila de espera por vaga em escolas de educação infantil, e seguimos com trabalho de parcerias para atender um número ainda maior de crianças. Ainda, retomamos a ampliação da EMEI Meu Cantinho”, detalha.

Paralelamente, estão em andamento a obra no posto de saúde do Bairro Canabarro, pavimentação de ruas consideradas estratégicas nos bairros Canabarro, Alesgut e Teutônia, além da recuperação da Estrada da Linha Catarina e trecho da Linha Harmonia, manutenção de estradas não pavimentadas e limpeza urbana. Outra prioridade é a qualificação da mão de obra, de modo a gerar oportunidades e o aumento de renda dos trabalhadores. Nessa linha, a diversificação econômica, com a atração de mais empresas, torna-se essencial.

Futuro

Neste novo ciclo, o prefeito enfatiza que uma das ações primárias é o aprimoramento do fluxo dos serviços urbanos. Além disso, considera primordial o fortalecimento das empresas locais e do setor primário, de modo a garantir a robustez econômica.

Na lista de investimentos futuros, estão a recuperação das estradas de Linha São Jacó e Linha Germano e a pavimentação de ruas apontadas como fundamentais para a resolução dos problemas de mobilidade urbana. A renovação da frota, sobretudo máquinas e caminhões, também faz parte deste processo.

Principal evento local, a Festa de Maio está confirmada para daqui a um ano. Altmann adianta que já existem movimentações nos bastidores. “Estamos trabalhando em políticas públicas efetivas em diferentes áreas, pois o desenvolvimento de um município não se mede pela quantidade de habitantes, mas pela qualidade de vida”, conclui.

Altmann destaca a reestruturação administrativa, obras em andamento e projeta novo ciclo | Foto: Alana Flores/Prefeitura De Teutônia

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.